São Paulo, segunda-feira, 24 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sítio mostra etapas de produção de café

DA ENVIADA ESPECIAL

A cena do café descansando no terreirão, recentemente veiculada pela novela "Esperança", da Rede Globo, não é coisa do passado. Apesar de hoje existirem máquinas que ajudam no processo de produção do fruto, a secagem dos grãos nos terreiros de café ainda faz parte do dia-a-dia de propriedades rurais. Tal procedimento pode ser visto de perto no sítio Santa Rosa de Lima, da família Marchi, que recebe alunos de escolas e turistas para mostrar os estágios por que passam os grãos antes de irem para a xícara.
Os visitantes andam pelas plantações e descobrem que antigamente, quando os produtores não conheciam o recurso da curva de nível, os pés de café sofriam com a erosão. Também ficam sabendo que, quando podada, a rama do pé brota de uma maneira bastante produtiva. Segundo Marcio Marchi, proprietário do sítio, antes se acreditava que a árvore deveria crescer até o seu ponto máximo.
O lavador utilizado no sítio foi construído recentemente em cimento. "Além de ser mais caro, o lavador mecânico não separa a pedra da terra", explica Marchi.
A sua simplicidade ajuda a compreender melhor como o café era cuidado no auge da sua produção no Brasil. Ele era tão importante que, nos anos 30, com o crack da bolsa de valores de Nova York, o então presidente Getúlio Vargas mandou queimar milhares de sacas de café para valorizar o produto, cujo preço despencara.
No terreiro do sítio, o café descansa quatro dias, para depois ficar mais quatro dias na secadora mecânica, esquentada com uma fogueira à lenha. Com uma produção pequena, o sítio tem uma máquina de beneficiar (descascar) simples, que não classifica os grãos por tamanho e peso, como ocorre em fazendas maiores.


Sítio Santa Rosa de Lima -Visitas devem ser marcadas pelo tel. 0/xx/19/ 3892-1685. Preços: R$ 5 por pessoa; R$ 3 por estudante (em excursões escolares).



Texto Anterior: Hotéis desobrigam turista de ir ao centro
Próximo Texto: Pacotes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.