São Paulo, quinta-feira, 24 de julho de 2008

Próximo Texto | Índice

VERDADES E MENTIRAS

Las Vegas se apresenta como metrópole mutante

Aos 103 anos, cidade no meio do deserto de Nevada se volta para o entretenimento no lugar da jogatina

SILVIO CIOFFI
EDITOR DE TURISMO

Verdades e mentiras. Las Vegas é uma metrópole turística que lida com essas duas categorias. Nascida em 1905 em meio ao deserto de Nevada, num prado onde havia água, foi logo elevada à categoria de entroncamento ferroviário onde mineiros e caubóis se divertiam. Bom uísque, comida farta e shows de dançarinas, além de cassinos -legalizados em 1931-, foram ingredientes do seu crescimento. Na gênese do "boom" de Las Vegas, nos anos 1950 e 1960, testes de bombas atômicas, gângsteres, bilionários excêntricos e estrelas do showbiz tiveram papel central. A cidadela de caubóis, em Freemont Street, virou a metrópole do entretenimento, das diárias módicas e dos resorts temáticos, na avenida Strip. Hoje, shows e megahotéis tomam o lugar da jogatina para atrair turistas estrangeiros à metrópole-show dos EUA.


SILVIO CIOFFI viajou a convite do prêmio SeeAmerica Travel Writer Award/2007, dado pela Travel Industry Association of America (TIA), do Planet Hollywood e da American Airlines.


Próximo Texto: Verdades e Mentiras: Repaginada, Freemont St. foi sinônimo de Las Vegas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.