São Paulo, quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

mundo nival

Jovens invadem El Colorado logo cedo

DIFERENÇA >> Maioria das pistas de La Parva é de nível avançado; local sediou campeonato sul-americano de esqui freestyle

EM EL COLORADO

El Colorado não tem muitas pistas, mas é a estação mais interessante pelo vaivém de pessoas, em sua maioria praticando snowboard. Logo cedo o local é invadido por jovens chilenos ansiosos por cair logo na neve, falando ao celular o tempo todo para reunir a turma e subir para o topo das pistas.
Em todas as estações há duas maneiras de ascender, conhecidas como "lifts". Para as maiores alturas há o "chairlift", uma cadeira onde duas pessoas vão sentadas. Para alturas menores é usado o "platterlift", também chamado de gancho.
Nos dois modos é preciso ter destreza. No primeiro, é necessário prestar atenção ao descer, já que, na maioria das vezes, você já sai diretamente na pista. No caso do gancho, fique atento ao equilíbrio: um elástico com um apoio em formato de âncora é enganchado no quadril do visitante, que então é levado montanha acima.
Em El Colorado há o restaurante El Parador, que oferece comida a la carte com uma vista panorâmica para as pistas. Outra opção é o self-service oferecido no andar de baixo, com preços mais acessíveis.
Andando um pouco mais, você encontra pequenos restaurantes com preços melhores ainda. Para um lanche rápido, vá ao El Andinista, frequentado por jovens. O local serve lanches e pizzas. Você aproveita para andar na neve e ainda é brindado com uma vista panorâmica de Santiago.

La Parva
A estação de La Parva é a mais frequentada pelos membros da elite de Santiago -muitos têm casa nos condomínios montanha acima, que colorem a paisagem branca.
Apesar do passe diário estar na média das outras estações (28 mil pesos, R$ 93,30), é a que tem a aula com o preço mais alto na comparação com as de outras estações.
Na base há algumas lojas de marcas famosas, com preços mais altos do que os praticados na já cara capital Santiago.
A maioria das pistas de La Parva é de nível avançado, não indicado para iniciantes. Ela possui uma inclinação lateral apreciada pelos esquiadores mais treinados.Tanto que, no começo deste mês, foi realizado ali o campeonato sul-americano de esqui freestyle.
Se você quiser só sentir o clima do local, pare em um dos cafés -no Olímpico, experimente o chocolate quente. E, se o céu estiver aberto, aprecie a melhor vista de Santiago das estações. (GUILHERME TOSETTO)


Texto Anterior: A 60 km de Santiago, Valle Nevado tem pista exclusiva para crianças
Próximo Texto: Mundo nival: Temporada começa em novembro nos EUA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.