São Paulo, quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COLÔMBIA

Vila vive da pesca e do artesanato e se opõe ao moderno

Espremido entre o mar e a montanha, lugar tem cerca de 5 mil habitantes e vê ativação do turismo

DA ENVIADA ESPECIAL A SANTA MARTA

Se Taganga parece ter parado no tempo, não será mera impressão. Os moradores desse vilarejo de pescadores, descendentes de índios, são avessos a mudanças e tentam impedir todas as tentativas de modernização do lugar, em defesa de seu modo de vida tradicional. Para os samarios, são um povo resistente mesmo à autoridade.
Vindo de Santa Marta, em um percurso de pouco mais de 20 minutos, a primeira visão que se tem da baía de Taganga, pelo mirante na estrada, é de uma pequena vila espremida entre o mar e a montanha.
São cerca de 5.000 habitantes, que vivem principalmente da pesca e do artesanato -porém, com a ativação do turismo, cresce a oferta de serviços às visitas, como passeios de lancha para mergulho e pesca.
É o local ideal para os mais "despojados", estilo "bicho-grilo", mas já surgem opções de hospedagem para quem quer um pouco mais de conforto, como o hotel Ballena Azul.
A praia que banha a vila aparenta sujeira e é pouco atrativa para o banho. A saída é tomar barcos para explorar praias mais remotas nas redondezas.
Taganga é uma das principais estações de mergulho do caribe colombiano, e há oferta de cursos para principiantes a preços módicos. Em alto mar, a água transparente, morna e densa convida para um mergulho sem perigo mesmo sem equipamento próprio.

Culinária
Taganga também é um bom local para experimentar a culinária típica do caribe colombiano, especialmente os frutos do mar, como a "cazuela de mariscos" e peixes como o pargo (de carne macia, mas com bastante espinhas) e o mero, acompanhados de arroz de coco (cozido com leite de coco).
Outra especialidade regional é o "mote de guineo", uma espécie de purê de banana, manteiga e queijo. A banana verde também aparece no "patacón", que é quase como uma pizza frita em azeite quente e serve de acompanhamento para o peixe e o arroz de coco.
Os "enyucados" são outra delícia: pequenos quadradinhos de forno feitos com mandioca ("yuca"), queijo branco e leite de coco. Prove ainda a "arepa de huevo", uma espécie de pizza frita em azeite e feita com farinha de milho socada com água e azeite, à qual se junta um ovo no momento da fritura. A farinha de milho também é a base do "bollo limpio", um tipo de pão. (CVN)


Texto Anterior: Colômbia: Centro abriga a primeira igreja do país
Próximo Texto: Colômbia: Parque encerra a herança dos tayrona
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.