São Paulo, quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FIM DE INVERNO EM NY Em Meatpacking District, onde antes funcionavam matadouros, agora há lojas e restaurantes da moda

De violento, bairro passa a ser descolado

DO ENVIADO ESPECIAL A NOVA YORK

A área nova-iorquina conhecida como Meatpacking District, pequena fatia no extremo noroeste do West Village, recebeu este nome por causa da abundância de matadouros, em especial no início do século 20. É que a expressão "meatpacking" faz referência ao processo de embalo de carne.
Até menos de dez anos atrás, a região era considerada uma das mais perigosas de Manhattan. Hoje, é o bairro da moda.
Em meio aos muros grafitados, surgiram butiques na vanguarda da moda, restaurantes chiques e boates exclusivas. Em especial durante os finais de semana, as ruas ficam agitadas, frequentadas tanto por locais quanto por turistas.
Por ali, há também o famoso brunch do Pastis (www.pastisny.com), e mais uma incrível filial da Apple Store, no melhor estilo industrial-chic que define a área atualmente.

Popularidade em alta
A popularidade do Meatpacking District só tende a aumentar com a inauguração do High Line Park (www.thehighline.org), uma das mais recentes atrações da cidade. O parque fica dez metros acima das ruas numa antiga linha férrea suspensa abandonada desde meados dos anos 1960.
Resultado da luta que um grupo de ativistas comunitários, conhecidos como "Friends of the High Line", encampou a partir de 1999 para evitar a demolição do viaduto.
Em junho do ano passado, a primeira parte do parque foi finalmente inaugurada, ligando a rua Gansevoort, no Meatpacking District, à vigésima rua, no vizinho Chelsea, ao norte.
Caminhos de concreto passeiam por trechos onde a vegetação replantada parece brotar dos antigos trilhos. No inverno, é possível curtir o parque sem as multidões do verão e, se não estiver muito frio, até mesmo descansar sob o sol fraco em um de seus cobiçados assentos.
(PEDRO CARRILHO)


Texto Anterior: Arquiteta traça um painel de Manhattan em mais de 40 desenhos
Próximo Texto: "Top of the Rock", no Rockefeller Center, revela melhor vista da região
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.