São Paulo, segunda, 25 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EM ALTA
Península serviu de cenário para cenas de "Titanic" e o set de filmagens foi transformado em um museu aberto
Descubra a Baixa Califórnia no México

LEONARDO DE OLIVEIRA CARNEIRO
free-lance para a Folha

A Baixa Califórnia, península situada na costa oeste do México, começa a receber um novo tipo de turista: os fanáticos pelo filme "Titanic", rodado na região. O set de filmagem, instalado em Rosarito, foi transformado em museu aberto à visitação.
Mas ainda são as praias completamente vazias que mais atraem os poucos visitantes. Com exceção das praias do extremo sul da península (Los Cabos), o turismo de massa ainda não chegou lá.
Visitar as praias da Baixa Califórnia traz uma sensação extasiante de delírio e incredulidade. Delírio pelo festival de cores, conchas, pedras e cactos. Incredulidade porque todo esse paraíso está, ainda, praticamente intocado.
O espírito da região foi imortalizado na canção "Hotel Califórnia", da banda de rock norte-americana Eagles -"you can always check-out, but you can never leave". O estabelecimento pode ser visitado até os dias de hoje, na cidade de Todos Santos.
A Baixa Califórnia é uma península que se estende desde a fronteira com a Califórnia americana (Tijuana) até pouco depois do Trópico de Câncer. São aproximadamente 1.600 km de extensão.
É cercada pelo Pacífico e pelo mar de Cortéz -como é chamado o golfo da Califórnia na região, em referência ao navegador Hernán Cortéz, que chegou à baía de La Paz em 1535. A península se divide em dois Estados: Baixa Califórnia do Norte, onde fica Rosarito, e Baixa Califórnia do Sul.
Uma boa recomendação é alugar um carro e traçar o próprio roteiro. No geral, os mexicanos recebem bem o turista brasileiro.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.