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"MY KIND OF TOWN"
Chicago renasceu das cinzas depois de incêndio em 1871
Dankmar Adler e F.L. Wright estão entre os primeiros a edificar os arranha-céus pioneiros na metrópole
DO ENVIADO ESPECIAL A CHICAGO
Diz a lenda que, em 1871, uma
vaca da senhora O'Leary iniciou o Grande Incêndio (ou
"Great Fire") ao derrubar um
lampião. E que, curiosamente,
essa catástrofe deu origem à
moderna arquitetura.
Verdade ou invencionice, o
episódio acabou reunindo em
Chicago, nos anos seguintes à
tragédia, alguns dos grandes arquitetos norte-americanos e
estrangeiros. Implantando os
primeiros arranha-céus do
mundo, eles mudaram o perfil
da capital do Estado de Illinois,
localizada onde o rio Chicago
deságua no lago Michigan.
Nas origens, a cidade teve como primeira edificação o forte
Dearborn, numa região pantanosa na foz do rio, que não mais
existe. A fortaleza foi destruída
pelos índios em 1812, reerguida
em 1816 e abandonada em ruínas 20 anos depois.
Quando Chicago ganhou foros de metrópole, depois do
Grande Incêndio de 1871, alguns dos grandes nomes da arquitetura norte-americana
eram Louis Henry Sullivan
(1856-1924), Dankmar Adler
(1844-1900) e Frank Lloyd
Wright (1869-1959).
Os capitais que financiaram o
florescimento da metrópole
nesse período tiveram, na verdade, origem após a Guerra de
Secessão que, de 1861 a 1865,
opôs a porção norte dos EUA,
que era industrializado, ao sul,
cuja economia era baseada na
agricultura extensiva e na mão-de-obra escrava.
Vitoriosa após o embate, Chicago emergiu da guerra civil como entroncamento ferroviário
que escoava grãos, sede de empresas que industrializavam
carne bovina, de siderúrgicas e
importante centro bursátil.
Por volta de 1870, as estradas
de ferro conectavam a cidade a
todos os centros urbanos importantes dos EUA. Assim, se
por um lado o Grande Incêndio
vitimou 300 pessoas e deixou
100 mil desabrigadas ao destruir 20 mil edificações, por outro, ele abriu espaço para que a
Chicago se reinventasse.
Torres e nomes
Daniel Burnham (1846-1912), o pioneiro construtor
dos arranha-céus, foi um engenheiro que, durante a Guerra
de Secessão, construiu pontes e
desenvolveu estruturas metálicas. Depois da guerra fratricida,
essas estruturas serviram de
referência na edificação dos
primeiros edifícios.
Já uma verdadeira metrópole, a Chicago do início do século
20 recebeu imensas levas de
imigrantes irlandeses, poloneses, italianos e alemães.
Potência econômica na época da lei seca, em 1920, também
viu a contravenção prosperar.
O álcool era proibido, e os grupos de gângsteres de Dion
O'Bannion, Al Capone e
Johnny Torrio fizeram fortunas ilícitas e espalharam o terror em situações que viraram
filmes, caso de "Os Intocáveis"
(1987), de Brian De Palma, que
conta a história do agente federal Eliott Ness combatendo a
máfia na cidade.
Quando a Segunda Guerra
Mundial (1939-1945) eclodiu
na Europa, a metrópole recebeu arquitetos proscritos pelo
nazi-fascismo, caso de Ludwig
Mies van der Rohe (1886-1969),
líder da escola de design funcionalista alemã Bauhaus. Walter Gropius (1883-1969), seu
parceiro e conterrâneo, também deixou sua marca na arquitetura local, influenciando
inclusive Frank Lloyd Wright,
talvez o mais festejado arquiteto dos EUA.
Os edifícios projetados em
Chicago com conceitos da Bauhaus, cujos projetos têm linhas
arrojadas e despojadas, acabaram ornamentados por esculturas modernas, caso do Federal Building, prédio de aço de
Van der Rohe, de linhas retas,
que emoldura a escultura "Flamingo" (1974), megaestrutura
vermelha do escultor Alexander Calder (1898-1976).
Daí em diante, além de berço
do moderno arranha-céu, Chicago virou a capital das esculturas, exibindo, ao ar livre, além
do "Flamingo", imensas obras
de Picasso, Miró, Dubuffet,
além de mosaico de Chagall.
(SC)
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