São Paulo, quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PLANET@ LETRA

Livro traz alternativas para locais famosos

Destinos pouco explorados são contraponto para roteiros célebres e muito procurados

DE SÃO PAULO

Turistas assíduos ou não, a maioria das pessoas conhece as pirâmides de Gizé, no Egito. Mas e as pirâmides de Meroe, no Sudão?
O livro "As Viagens Mais Fantásticas do Mundo" propõe a segunda alternativa como um destino pouco conhecido, mas tão impressionante quanto a primeira. E a lista de opções não para por aí: na sequência vêm a grande pirâmide de Cholula, no México; as pirâmides de Saqqara e Dahshur, no Egito; e tempo de Brihadishwara, na Índia; e a pirâmide de Cestius, em Roma.
O volume reúne mil alternativas a destinos famosos, divididos entre tópicos: locais antigos e históricos; festivais e festas; grandes jornadas; marcos arquitetônicos; maravilhas da natureza; praias; esportes e atividades; arte e cultura; e cidades.
Ilustrado com uma profusão de fotos, o livro traz também informações práticas sobre os destinos. E as alternativas são realmente surpreendentes.Já visitou o Coliseu, em Roma? Que tal conhecer a arena de Pula, na Croácia?
As outras sugestões de anfiteatros são também curiosas: Leptis Magna, na Líbia; El Djem, na Tunísia; Trier, na Alemanha; Anfiteatro de Mérida, na Espanha; Arena di Verona, na Itália; e Arènes de Nîmes, na França.
Na seção de festas e festivais, a alternativa ao Carnaval do Rio de Janeiro é o Carnaval de Salvador, bem conhecida entre os brasileiros, mas talvez nada óbvia para estrangeiros.
Introduzida como a maior festa de rua do planeta, o volume afirma que, enquanto a folia no Rio se concentra mais nos desfiles de escolas de samba, a festa de Salvador oferece mais variedade, com uma explosão de sons e cores por 30 kms de ruas.
As outras alternativas sugeridas são o Carnaval de Mazatlán, no México; Ati-Atihan, na ilha Panay, nas Filipinas; as festas carnavalescas de Olinda e Recife; e a folia de Port of Spain, a capital da ilha de Trinidad.
Há também indicações de destinos menos conhecidos dentro de países bastante visitados por turistas.
Entre os pontos menos explorados por turistas na Índia, por exemplo, estão Calcutá, a antiga capital colonial, o parque nacional Kaziranga -onde é possível fazer um safári sobre um elefante-, e Gangotri, na região sagrada de Gahrwal.
A lista também inclui a região de Shekhawati, as edificações abandonadas de Orchha e Madurai, uma das cidades mais antigas do país. Entre as maravilhas da natureza, o rio Orinoco, na Venezuela, é uma alternativa ao rio Amazonas; e os lagos chilenos, no sul do Chile, são opção para os lagos italianos.

AS Viagens Mais Fantásticas do Mundo

Dorling Kindersley. Prefácio: Bill Bryson
EDITORA Publifolha
QUANTO R$ 89,90 (336 págs.)


Texto Anterior: Passe o Réveillon em Fortaleza, Paraty ou Rio
Próximo Texto: Overbook
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.