São Paulo, quinta-feira, 26 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Templo surge no centro de Luxor

NO EGITO

O templo de Luxor fica no meio da cidade, cercado de hotéis, prédios residenciais e comerciais. Seu primeiro pilono tem a metade do tamanho do de Karnak -ainda assim são 24 m de altura.
Foi erguido entre 1390 e 323 a.C. sobre um local que já era dedicado ao culto da tríade tebana. O primeiro pilono é protegido por duas estátuas de Ramsés 2º. Há apenas um obelisco nessa entrada -o segundo hoje adorna a Place de La Concorde, em Paris.
Luxor também sofreu modificações de acordo com quem esteve no poder, e conquistadores como Alexandre, o Grande, e os romanos deixaram suas marcas nele. No passado, uma vez por ano, realizava-se uma grande festa em que as imagens dos três deuses eram levadas, pelo Nilo, de Karnak a Luxor, e o faraó encontrava Amon e tinha o seu poder renovado. O festival Opet, como era chamado, está retratado nas paredes.
O templo de Luxor fica aberto até a noite, quando luzes artificiais iluminam colunas, paredes e desenhos, conferindo-lhes um aspecto de misteriosa beleza. (CKT)


Texto Anterior: Nilo sem mistério: Karnak exala grandeza do passado egípcio
Próximo Texto: Nilo sem mistério: Deserto do Vale dos Reis resguarda sepulcro monarca
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.