São Paulo, segunda-feira, 26 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LUZES DA CIDADE

Hôtel de Crillon, Ritz e Georges 5º integram constelação; combatentes do Dia D invadirão a capital no dia 4/6

Hotéis-palácio são as estrelas de Paris

Silvio Cioffi/Folha Imagem
Interior do restaurante Les Ambassadeurs, no Hôtel de Crillon


DO ENVIADO ESPECIAL A PARIS

Um total de 31 dos mais prestigiosos hotéis de Paris hospedam, de 4 a 7 de junho, os veteranos que comemoram o 60º aniversário do desembarque aliado na Normandia, que mudou o destino da Segunda Guerra Mundial (1939-45), chamado de Dia D.
Estima-se que Paris tenha cerca de 3.000 hotéis de todas as categorias -e, no topo da lista, estão clássicos como o Hôtel de Crillon, o Meurice, o Le Bristol, o Ritz, o Plaza Athenée e o Georges 5º. Só o grupo hoteleiro francês Accor tem na capital hotéis das marcas Sofitel, Mercure, Novotel, Ibis e diversas outras. Grandes grupos norte-americanos também estão representados.
No número 10 da praça da Concorde, o Hôtel de Crillon (www.crillon.com), com 103 quartos de alto luxo e 44 suítes, é um marco da hotelaria parisiense, tendo aberto suas portas em 1909 -e hospedado cabeças coroadas (o imperador Hiroíto e o rei George 5º, entre eles), estadistas (como Winston Churchill e Theodore Roosevelt), gente de cinema e até o escritor Ernest Hemingway, que o citou em "O Sol Também se Levanta".
Menos suntuoso, o arrebatador quatro estrelas Victoria Palace Hotel (www.victoriapalace.com), em 6, rue Blaise Desgoffe, próximo à igreja St-Germain-des-Prés, tem 65 quartos romanticamente decorados e um magistral café da manhã. (SILVIO CIOFFI)


Texto Anterior: Luzes da cidade: Até o prédio do Orsay é uma obra de arte
Próximo Texto: Trecho
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.