UOL


São Paulo, segunda-feira, 26 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aldeia dá uma pitada de cada etnia

DA ENVIADA ESPECIAL

"Cadê as diferentes etnias sul-africanas?" podem perguntar alguns visitantes quando ficarem cansados de ver elefantes, antílopes, girafas e rinocerontes.
Para saciar a curiosidade de alguns, foi construída, próxima à reserva Shamwari, uma vila multicultural da África do Sul.
O mosaico das diferentes culturas bantas fica artificial na aldeia Khaya Lendaba. Um espetáculo teatral-dançante-musical é mostrado aos visitantes, alguns com dificuldade para entender o sotaque do inglês das "tribos".
Uma amostra das danças sul-africanas abre o espetáculo. Dá para perceber que existem sons e ritmos variados, mas a apresentação de cada uma das etnias é rápida demais, deixando o turista até meio confuso -é como mostrar samba, frevo e axé em poucos segundos aos estrangeiros no Brasil.
Os tradicionais contadores de histórias africanos estão também na aldeia. Em diferentes cabanas rurais (também conhecidas como "rondavels"), cada uma mostrando os costumes de uma etnia, os grupos encenam histórias como a dos guerreiros zulus.
Em outra cabana com pinturas geométricas e coloridas na parede, uma jovem explica o significado das argolas colocadas no pescoço de uma boneca negra, da etnia venda: é sinal de que a mulher é casada. Quanto mais argolas, mais rico é o marido dela.
O mais divertido, no entanto, é reparar nos diferentes trajes das etnias, tirar uma foto com o carrancudo guerreiro zulu, conversar com os moradores de uma vilazinha -localizada atrás da aldeia- que fazem o show. Para finalizar, experimente os tambores africanos e caia na dança. (GR)

Texto Anterior: Guia regula ação de afoito em safári
Próximo Texto: Hospedagem de luxo na selva custa caro
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.