São Paulo, quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Próximo Texto | Índice

Galápagos celebram 175 anos da visita de Darwin

Arquipélago acaba de sair da lista de patrimônios ameaçados da Unesco

Prepare-se para tomar sol deitado ao lado de um leão-marinho e para ser acompanhado por pássaros nos passeios


Jaime Borquez/Folhapress
Em Galápagos, cenários mudam conforme a luz do dia; os pacotes para quem quiser visitar o arquipélago e ainda conhecer cidades equatorianas têm preços a partir de US$ 1.566

JAIME BORQUEZ
ENVIADO ESPECIAL A GALÁPAGOS

O paraíso natural que encantou Charles Darwin (1809-1882) há 175 anos acabou de sair da lista de patrimônios em risco da Unesco.
Mais um motivo para levar os turistas a conhecer o arquipélago de Galápagos, no Equador. Fazer uma viagem até as ilhas significa embarcar em uma espécie de expedição científica, que revelará uma fauna incomparável.
Neste conjunto de 19 ilhas e 40 ilhotas, o turista encontra animais que não existem em nenhum outro lugar do planeta. E o mais surpreendente: a maioria dos bichos não tem medo dos visitantes.
Pelo contrário: eles chegam a recepcionar os turistas nos deques de desembarque.
Somente em Galápagos, iguanas, leões-marinhos, albatrozes, cormorões e dezenas de outros animais cruzam com você sem que sua presença faça a mínima diferença a eles. Entre uma travessia de barco e outra, um leão-marinho dormindo placidamente na popa de um iate certamente o enternecerá.
Ou colônias de caranguejos vermelhos -uma das dezenas de espécies endêmicas do lugar- o farão pensar que está inserido num filme de desenho animado bem ao estilo "Procurando Nemo".
Durante os passeios, pássaros de pequeno porte circulam entre os turistas sem cerimônia alguma.
É possível ser brindado no café da manhã com a visita de um pardal que pousa no encosto da cadeira como se quisesse descobrir as iguarias escolhidas para o desjejum. Assim é Galápagos.


Próximo Texto: Escadaria de 570 degraus leva a cenário vulcânico
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.