São Paulo, quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Certifique-se sobre exigência de visto

Dos 20 países mais visitados do mundo, apenas cinco pedem o documento de entrada aos turistas brasileiros

No caso da necessidade de entrevista, confira como deve ser feito o agendamento e o prazo para tê-lo em mãos


ANDRÉ ZARA
RAFAEL MOSNA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Não basta saber se o país para onde você está planejando viajar exige visto. Para se programar sem surpresas desagradáveis é preciso ficar atento ao tempo que o documento levará para ficar pronto. E verificar se será preciso agendar uma entrevista.
A tabela ao lado mostra os 20 países que mais recebem turistas segundo levantamentos da OMT (Organização Mundial do Turismo), indica se para entrar neles é preciso solicitar o visto e quanto tempo costuma demorar para tê-lo em mãos.
Os Estados Unidos são o país mais demorado. Depois de preencher o formulário no site e pagar a taxa de solicitação, a entrevista pode demorar até 70 dias. E, quando o visto é autorizado, pode demorar até mais cinco dias até que ele fique pronto.
Para o México, o agendamento também é feito pelo site (veja endereços no quadro). Para o Canadá, ele deve ser marcado por telefone. Nos casos de China e Ucrânia não há a necessidade de entrevista. É pedida apenas a entrega de documentos.
Os países da América do Sul não exigem visto para brasileiros. Também não é necessário tirar o documento para entrar nos integrantes do chamado espaço Schengen -mas a estadia é limitada a 90 dias. Estão no acordo: Bélgica, França, Alemanha, Luxemburgo, Holanda, Itália, Portugal, Espanha, Grécia, Aústria, Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega, Suécia, República Tcheca, Estônia, Hungria, Letônia, Lituânia, Malta, Polônia, Eslováquia, Eslovênia e Suíça.


Texto Anterior: Confira 16 pacotes para 7 de Setembro
Próximo Texto: Fique atento aos detalhes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.