São Paulo, quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Texto Anterior | Índice

Exibição mostra anos de Hendrix em Londres

Guitarrista viveu em apartamento contíguo à casa que foi de Handel

Curadores do museu dedicado a Handel, que abriga exibição, querem reformar local e fazer mostra permanente


DA "ASSOCIATED PRESS"

Ambos eram imigrantes no Reino Unido que mudaram a cara da música -um com uma espineta, o outro com uma guitarra elétrica.
George Frideric Handel (1685-1759) e Jimi Hendrix (1942- 1970) também dividiram um endereço, vivendo em casas contíguas em Londres. Agora, 40 anos após a morte de Hendrix, uma mostra sobre seus anos em Londres bota os dois lado a lado.
Hendrix, que foi a Londres como um guitarrista ambicioso, mas pouco conhecido, em 1966, conhecia a ligação musical do endereço. Ele comprou gravações do "Messias" de Handel e sempre conduzia tours no apartamento para estudantes atrás de traços do compositor.
"Ele uma vez disse ter visto o reflexo do rosto de Handel em seu espelho", conta o vice-diretor do Handel House Museum (www.handelhouse.org), que montou a exposição sobre Hendrix, aberta na última quarta-feira. "Ele estava convencido de que vivia na casa de Handel, mas, morava na casa vizinha".
Handel morou no número 25 da rua Brook, na área de Mayfair, durante 36 anos, até sua morte. O museu dedicado a ele utiliza o apartamento contíguo como escritório.
Os curadores esperam conseguir verbas para restaurar o apartamento e abrí-lo como uma exposição permanente sobre Hendrix. O público poderá visitar o apartamento como está por 12 dias no mês que vem.
A exposição sobre Hendrix, no museu, vai até 7 de novembro e inclui a guitarra que o músico tocou no festival de Isle of Wight em 1970 e letras escritas de próprio punho, entre outros itens.
Há ainda a cópia do certificado de morte de Hendrix. Ele morreu em um hotel de Londres, setembro de 1970, aos 27 anos. O certificado cita como causa de morte "inalação de vômito" e intoxicação de barbitúricos.


Texto Anterior: Overbook
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.