São Paulo, segunda-feira, 26 de novembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Água e ar são palco de aventura

DO ENVIADO ESPECIAL

Quem procura aventura certamente encontrará na bela vila de Talloires, sofisticado refúgio de veraneio na margem montanhosa do lago de Annecy, o local ideal para praticar inúmeros esportes, na água, na terra ou no ar.
A começar pelas atividades aquáticas, beneficiadas pela presença do enorme lago, as opções são variadas: windsurfe, canoagem, natação, esqui aquático e mergulho. Com águas cristalinas e alto teor de oxigênio, que permitem a existência de peixes raros, o mergulho é uma boa forma de desvendar as belezas do lago.
Mas as atrações não ficam só na água. Montanhistas e alpinistas podem se deliciar com as vias que recortam as florestas temperadas e que, com disposição e fôlego, levam ao topo das montanhas, porta de entrada dos Alpes franceses.
No caminho, é possível refrescar-se em cachoeiras, onde se pratica o cascading (descida de cachoeiras por cordas). As águas provenientes de chuvas nas montanhas abastecem o lago.
Para os amantes de adrenalina nas alturas, a prática de parapente é a melhor opção em Talloires. No alto das montanhas, no meio da floresta, existe uma plataforma natural perfeita para saltos.
A boa notícia é que, para contemplar as belezas do lago e os picos mais elevados lá do alto, não é necessário equipamento ou cursos específicos. Algumas operadoras realizam saltos duplos, com direito até à escolha de saltos "com ou sem emoção".
Quem mesmo assim não se der por satisfeito, pode gastar horas pendurado (literalmente) nas árvores da "Floresta da Aventura". Atração comum na Europa -e que só agora está sendo difundida no Brasil-, esse tipo de parque permite ao aventureiro fazer tirolesas, atravessar pontes e "escalar" cordas, tendo sempre como base as copas das árvores.
Cada um faz o trajeto que preferir, e cada atração é dividida por nível de dificuldade. Ao mesmo tempo, na floresta, pode-se conhecer a fauna e flora por meio de placas explicativas, ideal para as crianças, que, acima de 1,40 m, já podem participar das atividades.
Para não contrariar a fama de local de veraneio sofisticado, Talloires oferece a quem está em busca de relaxamento alternativas como campo de golfe, quadras de tênis e de petecas, esporte tradicional na região.
Também é possível conhecer as belezas da região sem dar um passo: basta marcar passeios pelas trilhas no clube de equitação do vilarejo, onde há cavalos para alugar e aulas de equitação. (CA)



Texto Anterior: Lago de Annecy é praia nas montanhas
Próximo Texto: Lyon tem arquitetura com marca romana
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.