São Paulo, quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Quadrinhos remetem a Japão, Índia e Palestina

Joe Sacco retratou, em quadrinhos, conflitos entre árabes e israelenses

Conhecido como o "deus do mangá", Osamu Tezuka criou histórias que remetem a cenários japoneses e alemães

MAURÍCIO KANNO
DE SÃO PAULO

Osamu Tezuka, considerado o "deus do mangá", ficou conhecido inicialmente por explorar o universo de ficção científica, da futurística cidade de Metro City, em que "vivia" o robô Astro Boy, personagem lançado nos anos 50.
O popular mangá "Akira" (1982-1990), de Katsuhiro Otomo, também remete a um mundo futurista, mas nesse caso ambientado na chamada Neo-Tóquio, uma Tóquio reconstruída pós-guerra.
Muitos leitores de mangá acabam conhecendo Tóquio pelas referências a cenários locais, incluindo a Todai (Universidade de Tóquio), em que tentam entrar vestibulandos de mangás como "Love Hina" (1998-2001).
Tezuka também contou, de 1972 a 1983, a biografia do Buda Siddharta Gauthama na Índia, em que mostra palácios, o sistema de castas, a vegetação e os animais.
De modo contemporâneo, em "Adolf" (1983-1985), Tezuka fez uma inusitada mescla de elementos culturais, históricos e paisagísticos japoneses, alemães e judeus, passando da Olimpíada de Berlim, em 1936, época da Alemanha nazista, e pelo conflito no Oriente Médio.
O ambiente de conflito árabe-israelense foi explorado com linguagem mais jornalística nos quadrinhos de Joe Sacco, na obra "Palestina" (1996). Apesar de não parecer a princípio um ambiente turístico, nota-se o modo como o autor, a partir de viagens, retrata as pessoas, a cultura árabe e as paisagens.
Outros cenários de viagem aparecem em obras do italiano Milo Manara. "Click 3" (1994) conta uma história polemicamente ambientada na Amazônia, em que uma jornalista, em reportagem ambiental, é envolvida em rituais de uma seita adepta da "energia dos orgasmos".
Já sua obra "O Gaúcho" (1991), feita com Hugo Pratt, ambientou-se na Buenos Aires do século 18, durante conflito argentino-britânico.

FOLHA.com
Leia sobre heróis em NY
folha.com.br/tu865771


Texto Anterior: A Londres 1980/90 está no gibi com elementos do sobrenatural
Próximo Texto: Museus de quadrinhos mundo afora
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.