São Paulo, quinta-feira, 27 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Réplica de Stonehenge será erguida na Austrália

Empresário quer inaugurar a atração até 21 de dezembro, no solstício de verão no hemisfério Sul

DA ASSOCIATED PRESS

Pagãos e druidas, marquem seus calendários e reservem suas passagens aéreas. Um empresário australiano espera inaugurar uma réplica de Stonehenge (círculo de pedras pré-histórico na Inglaterra) no solstício de 21 de dezembro.
"Estou fazendo isso porque posso", diz Ross Smith, que planeja construir o monumento em uma propriedade sua no oeste da Austrália.
O projeto de US$ 1,26 milhão, que deverá ser batizado de "Henge", inclui 101 pedras de granito organizadas em dois círculos, um exterior e outro interior, e um altar central.
Diferentemente do que ocorre no monumento original, visitantes serão encorajados a tocar o novo círculo de pedras, que também terá um centro interpretativo e um playground. Smith espera que sua réplica de Stonehenge atraia de 200 mil a 300 mil turistas por ano à região do rio Margaret, já renomada por seus bons vinhos, queijos e chocolates.
Trabalhadores passaram os últimos cinco meses perfurando e dinamitando pedras para moldá-las, e Smith prevê que a atração esteja aberta em 21 de dezembro, o solstício de verão no hemisfério Sul.
Outra réplica em tamanho natural de Stonehenge está ao lado do rio Columbia, em Maryhill, no Estado de Washington, EUA. Ela foi construída em memória dos mortos da área na Primeira Guerra Mundial. O monumento original, na Inglaterra, foi criado entre 3.000 a.C. e 1.600 a.C.


Texto Anterior: Pacotes
Próximo Texto: Ilha de Páscoa: Finlandês pode ser preso por danificar monumento moai
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.