São Paulo, quinta-feira, 27 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FRIO CHILENO

Valle Nevado serve de refúgio para esportistas

Marcos Strecker/Folha Imagem
Vista das montanhas a partir do hotel Valle Nevado


A 60 km de Santiago, estação de esqui tem pistas especiais para snowboard e atleta brasileira dando aula

MARCOS STRECKER
ENVIADO ESPECIAL A VALLE NEVADO

Pendurado na cordilheira dos Andes, a mais de 3.000 m de altitude, Valle Nevado se destaca pela ótima infra-estrutura para esquiar.
Os três hotéis, restaurantes, centro de fitness, lounge e piscina ao ar livre são confortáveis, mas é nas pistas (39 ao todo, totalizando 20 km, com bom serviço de "ski-lifts") que o centro chileno se destaca.
Para a maior especialista brasileira de snowboard, Isabel Clark, é o "melhor centro de esqui da América do Sul". A atleta, que está dando aulas em Valle Nevado nesta temporada, disse ao Turismo (leia nesta página) que as condições para a prática de esqui (ou snowboard) são excepcionais, além de o local possuir como diferenciais o "half-pipe" (pista para manobras de snowboard) e o serviço de "heliski" (helicóptero que leva o esquiador até montanhas afastadas).
O centro foi construído na década de 80 a apenas 60 km de Santiago (a menos de duas horas do aeroporto, tempo que pode ser bem reduzido para quem já está em Santiago).
Mesmo assim, a viagem não é exatamente tranqüila, ainda que haja uma bela vista. É grande a mudança de altitude em relação à capital chilena (uma diferença de mais de 2.000 m), e o trajeto tem 60 curvas fechadas (numeradas). É preciso atenção com os possíveis efeitos do ar rarefeito e seco (alguns podem sentir enjôos até se adaptarem).
O português é falado em todos os locais. Até as aulas coletivas são em "portunhol". Apesar de ter ótima estrutura para os que já têm prática no esporte, o centro não deixa nada a dever para famílias e para os iniciantes, que podem aproveitar as aulas coletivas. Há muitas crianças pequenas praticando (e bem) esqui.
Quem quiser aproveitar essa temporada deve prestar atenção às condições climáticas. Até o momento, 2006 não se mostrou um bom ano em relação à quantidade de neve. O centro possui 19 canhões para produzir neve (o que garante o esqui mesmo em anos secos), mas algumas pistas fechadas em determinados dias podem trazer frustração para os mais exigentes (em www.vallene vado.com, é possível acompanhar a temperatura e a quantidade de neve diariamente).
Além de permitir boa neve, a altitude marca a paisagem, dominada por flores e arbustos no verão. Segundo o veterano guia Pablo Escobar, 33, que administra uma loja no local, a altitude impede o crescimento de árvores.
O cenário é dominado pelos Andes. O pico mais alto do local, o El Plomo, tem 5.430 m de altitude. "Já tentamos plantar árvores, mas ficam como bonsais", diz Escobar.

Marcos Strecker viajou a convite da estação de esqui Valle Nevado


Texto Anterior: Na mala
Próximo Texto: Por R$ 25, pais rastreiam passos dos menores
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.