São Paulo, segunda-feira, 27 de agosto de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ECOTURISMO PEGA FOGO

Dicas incluem ficar atento a sinais de fumaça e acampar em área limpa

Saiba como evitar incêndios

Salvador Nogueira/Folha Imagem
Paisagem da chapada dos Guimarães, no Estado de Mato Grosso, que sofre queimadas quase todo ano, o que impede recuperação total da sua formação vegetal


DA REPORTAGEM LOCAL

A atual época do ano é propícia para o fogo, cuja ocorrência continuará iminente ao menos até outubro, quando acaba o período de seca nas áreas de cerrado (Centro-Oeste do país) e sul da Amazônia.
"Por sorte", diz Paulo César Mendes Ramos, coordenador do PrevFogo, "nunca se ouviu falar em turistas vítimas de queimadas durante passeios, mas é bom tomar algumas precauções para não se envolver com fogo".
A principal dica é tomar o máximo de cuidado com qualquer objeto que provoque faíscas e com cigarros, principalmente nos horários mais secos do dia.
Ao acampar, procure áreas limpas, geralmente junto a fazendas, longe do capim seco ou de vegetação contínua, por onde o fogo possa se alastrar.
Durante o passeio, fique atento a sinais de fumaça e, se vir algo suspeito, procure um local seguro. Por isso, em caminhadas livres, é importante ter um mapa para saber onde está. O ideal é não andar por locais desconhecidos sem estar com alguém que conheça a região, como um guia.
Finalmente, é bom deixar alguém avisado sobre o local onde você vai e o horário da volta.
As queimadas provocadas pelo homem podem, entre outras consequências, prejudicar espécies ameaçadas ou endêmicas (que só existem em determinadas regiões). No Itatiaia, por exemplo, houve plantas destruídas pelo fogo que ainda não haviam sido descobertas, diz Léo Nascimento, gerente do parque.
Já na chapada dos Guimarães, vítima de incêndio no início do mês, o fogo "faz parte do cerrado", segundo Jorge Belfort Mattos Jr., dono da agência local Eco Turismo Cultural. Mas o problema são as queimadas anuais causadas pelo homem, que não dariam tempo suficiente para a fauna e a flora se recuperarem. (CKT)



Texto Anterior: Fogo não apaga ecoturismo
Próximo Texto: Fogo expulsa moradores nos EUA
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.