São Paulo, segunda-feira, 27 de agosto de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Parque em MS terá atividade econômica

DA REPORTAGEM LOCAL

Um outro modelo de parque natural será implantado no Brasil em abril de 2002, em Mato Grosso do Sul. Diferentemente dos parques nacionais e estaduais, que proíbem a atividade econômica do homem dentro da área delimitada, os parques naturais regionais no Brasil visam ser um modelo de desenvolvimento sustentável que preserve o ambiente sem excluir a atividade econômica, baseada no ecoturismo e na pecuária, no caso do Pantanal, onde será instalada a primeira unidade.
O projeto, inspirado em modelos franceses, é resultado de um acordo de cooperação entre o governo do Estado, da Federação dos Parques Naturais Regionais da França e da União Européia.
Esse primeiro projeto tem apoio do Instituto do Parque do Pantanal, composto por várias associações de proprietários da região ao sul da sub-bacia do rio Negro.
Para o francês Jean Philippe Delorme, coordenador do projeto, a área desse parque pode ser descontínua e depende do número de adesões ao plano. Até agora há cerca de 180 proprietários e 12 donos de pousadas da região, representando 2 milhões de hectares.
O gerenciamento do parque, entre outras ações, privilegiará a criação de um produto turístico ecológico, que será vendido a operadoras européias. (MM)



Texto Anterior: Sobrevôo até o Pantanal mostra três paisagens
Próximo Texto: Hotel-fazenda é vizinho de cenário de novela
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.