São Paulo, quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Guggenheim serve de respiro contemporâneo nessas ruelas classudas

DO ENVIADO ESPECIAL

"Este é "O Poeta", quadro de Picasso", disse a professora veneziana, e perguntou aos alunos de cinco, seis anos o que eles distinguiam na pintura estilhaçada. "Os óculos do poeta", pensei, satisfeito com a minha percepção. "O braço de uma cadeira", respondeu uma criança italiana superdotada.
"Bravíssimo!", parabenizou a tia. Na sala seguinte, diante de outro quadro, um outro aluno explicou que as luzes incidindo na montanha eram avermelhadas para representar um final de tarde. Um novo parabéns.
Quase interrompi a aula para contar que li "Pé de Pilão", de Mário Quintana, quando era pequeno, e quem sabe ganhar um "bravíssimo".
Mas era um feito bem menos prodigioso, então segui sozinho meu tour pelo museu Peggy Guggenheim.
Além de obras de Picasso (1881-1973), estão no museu pinturas dos alemães Max Ernst (1891-1976) e Paul Klee (1879-1940), do norte-americano Jackson Pollock (1912-1956) e outros. O acervo permanente não é extenso -pode ser bem percorrido em menos de duas horas- e é uma ótima amostra de arte contemporânea, recomendável para quem não gostar de Tintoretto, Ticiano e outros classudos onipresentes pela cidade.
Endinheirada a partir de uma boa herança, a norte-americana Peggy Guggenheim (1898-1979) decidiu comprar um quadro por dia e os expôs em Londres e Nova York antes de ir morar em Veneza, em 1947. Lá, teve a última gôndola particular da cidade e está enterrada, com 14 cachorros de estimação seus, no quintal do palácio onde fica o museu. O nome de cada cão e a data em que viveram estão listados abaixo da inscrição "my babies", próxima da lápide. (TM)


GUGGENHEIM VENEZA
Dorsoduro, 704; de qua. a seg., das 10h às 16h; ingresso: 10 (R$ 26); tel.: 00/xx/39/041/ 240-5411
www.guggenheim-venice.it


Texto Anterior: Biografia foi toda marcada por exageros
Próximo Texto: Pacotes
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.