São Paulo, quinta-feira, 27 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AVIAÇÃO

Serviços da Lufthansa incluem jatos privados e mordomia

Companhia mira nos abastados

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, NA ALEMANHA

Voar em primeira classe -entenda: provar caviar, saborear pratos de chefs internacionais e beber as melhores safras de vinhos- é privilégio de poucos. Mas é esse seleto grupo que tem recebido atenção especial da empresa área alemã Lufthansa.
Como se viajar em primeira classe não bastasse para uma clientela VIP, a companhia aérea alemã oferece agora um serviço de jatos privados por mil aeroportos europeus.
A idéia é que os passageiros que voam de outros continentes para a Alemanha em primeira classe sigam viagem, de lá, a bordo de jatinhos particulares -são cerca de cem aviões, da parceira NetJets, empresa americana de aviação privada- ou vice-versa.
Ao viajar em um Cessna Citation Excel, com capacidade para sete pessoas, entre Frankfurt em Munique, num trajeto de 30 minutos, o cliente desembolsa cerca de 4.500. Para voar de Munique para Lisboa, a viagem pode ficar em torno de 17 mil.
E, se o céu já era o paraíso para aqueles que voam em primeira classe, no solo, a espera no aeroporto pode ser um verdadeiro inferno. De olho nesse grupo, a empresa inaugurou em 2005 dois terminais de primeira classe nos aeroportos de Frankfurt e Munique. São salas de espera sofisticadas, em que o exagero nunca é demais para agradar aos abastados.
No terminal de Frankfurt, um investimento de 20 milhões, o passageiro pode se esbaldar em 68 tipos de uísque, tomar banho de banheira, usar um pequeno escritório individualizado e dormir numa sala com cama. Caiu molho de tomate na camisa? Alguém estará lá disponível para socorrê-lo. E, próximo ao horário do vôo, o motorista de uma limusine está à espera do passageiro para levá-lo até a aeronave. (GABRIELA ROMEU)


Texto Anterior: Pacotes
Próximo Texto: Panorâmica - França: Associação banca um mês de intercâmbio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.