São Paulo, quinta-feira, 27 de outubro de 2005

Texto Anterior | Índice

TURISMO RELIGIOSO

Área terá 500 mil metros quadrados

Israel autoriza construção de parque temático sobre a vida de Jesus Cristo

DA REDAÇÃO

"Os cristãos derramarão lágrimas e ficarão emocionados", imagina Uri Dagul. Presidente da Associação dos Meios de Hospedagem para Jovens de Israel, Dagul vê na construção de um parque temático baseado na vida de Jesus por grupos evangélicos, num terreno de 500 mil metros quadrados, próximo ao mar da Galiléia, na chamada região do lago de Tiberíades, a criação de um moderno e promissor destino de viajantes internacionais.
O turismo religioso não é propriamente novidade. Jerusalém, onde há locais sagrados para cristãos, judeus e muçulmanos, foi, há muito, descoberta por visitantes, religiosos ou não.
Meca, na Arábia Saudita, também recebe milhões de pessoas anualmente -e, para os muçulmanos, é quase uma obrigação ir pelo menos uma vez na vida ao local ligado ao profeta Maomé.
Fátima, em Portugal, é também importante ponto de peregrinação para os católicos; o mesmo vale para o Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha e na França.
A novidade do parque temático a ser construído em Israel pelos evangélicos fica por conta de o novo destino ser um local moderno -ainda que a região fique entre Cafarnaum, onde estão as ruínas da Casa de São Pedro; o monte das Beatitudes, onde foi proferido o Sermão da Montanha; e Tabgha, onde Jesus teria promovido o milagre da multiplicação dos pães e dos peixes.

Visão
Segundo Uri Dagul, "existem 90 milhões de evangélicos na América e outros 300 milhões em todo o mundo; se 1% deles for ao parque, o projeto será um sucesso".
Com as bênçãos do Ministério do Turismo de Israel, os grupos evangélicos que desenvolvem o projeto planejam investir entre US$ 50 milhões e US$ 70 milhões no conjunto.
O governo israelense calcula que o novo parque temático baseado na vida de Jesus na Terra Santa possa atrair cerca de 1,5 milhão de visitantes anualmente -o Brasil, hoje, recebe em seu território cerca de 5 milhões de turistas estrangeiros/ano.
Entre os brasileiros, cresce o número de viajantes que se destinam a Israel. Em 2004, cerca de 10 mil turistas foram ao país -57% mais do que no ano anterior.


Texto Anterior: São Paulo: Pacote leva hóspede a teatro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.