São Paulo, quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Reeleição sinaliza um novo peronismo

Primeira gestão de Cristina Kirchner foi controversa, com escândalos, ataques à imprensa e falta de transparência

Com Néstor Kirchner, país se ergueu da crise de 2001, que golpeou o peso; reeleita, Cristina deve enfrentar crises

SYLVIA COLOMBO
DE BUENOS AIRES

A Argentina acaba de reeleger, de maneira contundente, com quase 54% dos votos, a presidente peronista Cristina Kirchner.
A viúva de Néstor Kirchner (1950-2010) realizou uma primeira gestão controversa. Escândalos de corrupção, ataques à imprensa e falta de transparência são alguns dos aspectos negativos apontados por seus críticos.
Por outro lado, é fato que a Argentina, sob os Kirchner, ergueu-se economicamente do golpe que levou em 2001, com a crise que causou a queda de um presidente e a desvalorização do peso.
A economia do país cresceu nos últimos anos, devido, principalmente, à demanda do Brasil por produtos industrializados e por conta da alta do preço da soja.
Isso fez com que o poder de compra dos argentinos crescesse. E que o mercado de trabalho se estabilizasse. Pelo resultado das urnas, vemos que esses fatores foram essenciais para que as pessoas escolhessem Cristina novamente.
O turista que vier a Buenos Aires agora verá um comércio aquecido e um consumo revigorado. Porém, para os brasileiros, não está mais tão barato vir para cá fazer compras. A inflação alta (25%, segundo estimativas) não estimula extravagâncias como se fazia há pouco tempo.
Ainda assim, trata-se de uma cidade mais barata do que São Paulo e, escolhendo bem, é possível se divertir gastando pouco. A dica é evitar lugares muito turísticos, que tendem a ser mais caros, e aproveitar para fazer um tour a bairros menos centrais.
Santelmo, por exemplo, reúne boas opções de restaurantes, como o La Brigada (00/xx/54/11/4361-5557), onde se come uma boa parrilla a preços convidativos. Ali perto, próximo ao parque Lezama, onde Buenos Aires teria sido fundada, está o Centro Cultural Torcuato Tasso (www.torquatotasso.com.ar), espaço pequeno e muito charmoso, onde se escuta boa música e come-se bem. Antes de entrar para assistir a um show, vale tomar um café no mítico bar Británico, localizado na esquina das ruas Brasil e Defensa.
Em Almagro, está um dos melhores espaços de tango da cidade, o La Catedral (lacatedralclub.com), que oferece aulas e bailes e é mais barato do que os salões criados para atrair turistas.
A época do ano, que corresponde ao começo da primavera, é ainda um convite para passear pelo parque Tres de Febrero, também conhecido como bosques de Palermo. Um programa animado, ensolarado e... grátis.



Texto Anterior: Vá a Buenos Aires
Próximo Texto: Buenos Aires perde status de metrópole com preços baixos
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.