São Paulo, quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Índice

internacional

Bicentenário de Chopin tem eventos durante todo o ano

MÚSICA Concertos e reabertura de museu fazem parte de comemorações dos 200 anos de nascimento do compositor

DA REDAÇÃO

Este ano promete compensar os amantes de música erudita que decidirem ir à Europa. Ele marca o bicentenário de nascimento dos compositores Frédéric Chopin (1810-1849) e Robert Schurmann. No caso do primeiro, nascido Fryderyk Chopin na Polônia, as celebrações já começaram, e incluem uma programação extensa em vários países europeus.
Os eventos do chamado "ano Chopin" tiveram início no dia 7 de janeiro, em Varsóvia, com um concerto de gala do pianista chinês Lang Lang acompanhado da Orquestra da Filarmônica da Polônia. No último dia 20, o Parlamento polonês abrigou um concerto da orquestra para celebrar o bicentenário.
Varsóvia e outros locais na Polônia vão sediar, ao longo do ano, mais de 2.000 eventos relacionados ao bicentenário do compositor, com participações de artistas como Martha Argerich, Evgeny Kissin, Piotr Anderszewski e Murray Perahia.
Está programada para 1º de março a reabertura do Museu Chopin, no castelo Ostrogski, em Varsóvia, após restauração. A inauguração marca o fim do terceiro congresso internacional dedicado ao compositor, que começa em 25 de fevereiro, no Instituto Fryderyk Chopin (http:// en.chopin.nifc.pl/institute, em inglês).
Fora da Polônia, o famoso festival Folle Journée de Nantes (www.follejournee.fr, em francês) deste ano será dedicado a Chopin. Em 30/1 e 1º e 2/ 2, a Accademia Nazionale di Santa Cecilia (www.santacecilia.it), de Roma, terá concerto que terá participação de Rafal Blechacz. A programação completa do "ano Chopin" está no site http://chopin2010.pl (em inglês, francês e polonês).

Com a Efe



Texto Anterior: Aniversário: Itu comemora 400 anos com roteiros turísticos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.