São Paulo, quinta-feira, 28 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

literatura

Rio Branco recebe a 1º bienal do livro do Acre

ABRE AMANHÃ Lista de autores tem nomes como Ignácio de Loyola Brandão

MARINA DELLA VALLE
DA REPORTAGEM LOCAL

A partir de amanhã, Rio Branco entra no rol de destinos do calendário nacional de eventos literários, com a abertura da primeira Bienal da Floresta do Livro e da Leitura, que ocupará diversos espaços na região da praça Plácido de Castro, ou praça da Revolução, até 7 de junho.
"Já tivemos feiras do livro, mas é o primeiro evento desse tipo com abrangência nacional no Estado", diz Daniel Queiroz Sant'Ana, 28, também conhecido como Daniel Zen, diretor-presidente da Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour, órgão estadual de cultura do Acre.
Segundo Sant'Ana, a elaboração da bienal buscou homenagear, nessa primeira edição, a literatura e cultura do Norte e do Nordeste do país - "como um tributo ao nosso histórico de colonização"- e o centenário de morte de Euclides da Cunha (1866-1909), que esteve na região em missão de reconhecimento em 1905.
O autor é tema de painel de debates com Alexei Bueno, Cláudio Aguiar, Gilberto Mendonça Teles e Fábio Lucas. A programação inclui palestras, painéis de debate, encontros com escritores (veja destaques ao lado), mesas-redondas, oficinas e sessões de autógrafos.
Há também apresentações de peças teatrais, contadores de história, recitais de cordel, aulas-espetáculo, concertos, apresentação da Orquestra Sinfônica do Acre, recitais de poesia, atividades infantis e uma mostra de filmes brasileiros. Todas as atividades são gratuitas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 0/xx/68/3223-9688, ra- mal 207.
Segundo Sant'Ana, espera-se que a bienal atraia visitantes de Estados vizinhos e até de outros países, dadas as fronteiras do Acre com o Peru e a Bolívia.


Texto Anterior: Ski Brasil: Jovens têm programa especial para esqui
Próximo Texto: Destaques da programação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.