UOL


São Paulo, segunda-feira, 28 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Queijo surpreende bacalhoeiros

DA ENVIADA ESPECIAL

"Em terras de rebanho, o queijo é rei", dizem os portugueses.
Diga o mantra com sotaque de português, ajoelhe-se e agradeça a Deus sempre que puder comer um queijo português, provavelmente a maior surpresa para quem chega ao país querendo se esbaldar em bacalhau.
Na refeição portuguesa, depois do prato principal e antes da sobremesa, vem uma rodada de queijos. Eles funcionam como a entrada da sobremesa e vêm acompanhados de geléia ou doces, como marmelada, e biscoitos.
Assim como os vinhos, os queijos têm denominação de origem protegida, chamada DOP, e levam o nome da região em que são fabricados.
Onze tipos de queijo recebem a denominação de origem: Azeitão, Beira Baixa, Cabra Transmontano, Serra da Estrela, Évora, Nisa, Pico, Rabaçal, Serpa, São Jorge e Terrincho.
Alguns são cremosos, chegando a se espalhar pelo prato, como o queijo da Serra da Estrela, que pode ser servido às colheradas depois de se abrir um buraco grande na tampa dele.
Outros são superduros, como o queijo de cabra trasmontano, servido em fatias.
A vontade é de se entupir de queijo, mas como as sobremesas são as estrelas da refeição, o melhor é maneirar um pouco no queijo, o que demanda disciplina e concentração. (HL)


Texto Anterior: Doces de ovos abrem os portões do céu
Próximo Texto: Receita
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.