São Paulo, quinta-feira, 28 de setembro de 2006

Texto Anterior | Índice

"Comportamentos indesejáveis" estigmatizam turistas chineses

Parte dos viajantes do país pelo mundo tem hábitos como o de cuspir no chão

DA ASSOCIATED PRESS

Cuspir e jogar lixo no chão integram a lista de comportamentos indesejáveis praticados por alguns dos 31 milhões de viajantes chineses que visitaram outros países no ano passado, segundo o escritório de turismo da China. Serviço ruim e falta de quartos de hotel, por sua vez, estão sendo considerados os culpados pela queda antecipada de viagens domésticas para o Dia Nacional, feriado em outubro, segundo a Administração do Turismo Nacional.
O comportamento dos chineses e o serviço que deixa a desejar nos hotéis estão começando a refletir no desenvolvimento da lucrativa indústria do turismo chinesa.
Hábitos enraizados, como o de escarrar e cuspir -normalmente considerado uma prática saudável na China-, estigmatizaram visitantes chineses em outros países.
No mês passado, como parte de um plano para melhorar os bons modos dos viajantes chineses, a Administração do Turismo Nacional realizou uma pesquisa na internet e recebeu mais de 30 mil respostas.
Fumar em áreas para não-fumantes, furar fila e certa falta de higiene, como não dar descarga ou não cobrir a boca ao espirrar, estão entre algumas reclamações sobre os turistas chineses listadas na pesquisa pela internet feita pela comissão de turismo chinesa em agosto. Andar pelos hotéis de pijama e sair sem camisa ou sapato em público são outros problemas citados.
A preocupação com relação ao comportamento dos cidadãos fora do país fez até que um comitê do Partido Comunista publicasse um guia de etiqueta a ser distribuído com as passagens aéreas. Falar alto, fumar e se comportar de maneira rude "danificou a imagem da China como país civilizado".
Até 2020, estima-se que 100 milhões de chineses viajem para outros países anualmente, uma base de clientes que está sendo assiduamente cortejada por destinos populares, de Paris a África do Sul.


Texto Anterior: Bem longe delas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.