São Paulo, quinta-feira, 28 de outubro de 2004

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ABAS LONDRINAS

James Lock & Co faz a cabeça dos famosos

Loja é máquina do tempo chapeleira

JEREMY LOVELL
DA REUTERS

O que o herói britânico lorde Nelson, a princesa Diana e Madonna têm em comum, além do fato de serem famosos? Eles iam à mesma loja de chapéus em Londres.
James Lock & Co tem sido a fornecedora de chapéus mais famosa e tradicional do mundo há quase 250 anos. A loja está instalada no mesmo endereço, na St. James Street.
A gama de produtos foi expandida para atrair os gostos modernos. Hoje, cerca de 70% da clientela é norte-americana. Por outro lado, há pouco na loja que indique que ali não funciona uma verdadeira máquina do tempo chapeleira.
"Se lorde Nelson entrasse aqui hoje, ele reconheceria a loja. Não mudou nada. O relógio na parede e a atmosfera são os mesmos", diz Patrick Lamb, orgulhoso funcionário do local.
Os primeiros registros de clientes datam de 1759. A porta é do fim do século 18, o relógio voltado para a entrada é de 1710 e o lance de escadas principal é elizabetano.
"Temos certeza de que há fantasmas aqui. Mas eles são benignos. Já ouvi passos à noite, quando não havia mais ninguém na loja", continua Lamb.
O funcionário afirma que, apesar da lista de clientes parecer um "quem é quem" na história, todos que entram na loja são tratados igualmente.
A loja também tem seu estoque de anedotas históricas, incluindo uma em que um príncipe de Gales, dos anos 1700, atravessava a loja todos os dias para se encontrar com uma prostituta na rua de trás.
"Ele não queria que sua mãe soubesse o que estava fazendo. Então usava a loja como fachada. Entrava pela frente e saía por trás. Uma hora depois, refazia seus passos e voltava".
O trato beneficiava todas as partes envolvidas. O príncipe não só se divertia mas também, para disfarçar bem, sempre comprava um chapéu. "Ele tinha montes de chapéus, e a loja, montes de dinheiro."
No século 19, o parlamentar lorde Palmerston também cultivou uma forte atração por chapéus -mas não o suficiente para entrar na loja com tanta regularidade.
"Quando passava pela loja, gritava "chapéu", e continuava andando. Um dos empregados, chamado "pequeno William", ouvia o grito e, sabendo do estilo e do tamanho da cabeça do parlamentar, pegava o novo chapéu e o levava à Câmara dos Comuns."
A loja mantém um índice com as fôrmas das cabeças de 600 mil clientes atuais e antigos -incluindo a do próprio lorde Nelson (militar que venceu as tropas de Napoleão nas batalhas de Trafalgar Square e Waterloo) e a da rainha Elizabeth.


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