São Paulo, quinta-feira, 29 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Antigua parece Parati cercada por vulcões no lugar do oceano

A cidade de casas coloridas já foi capital do país e passou por 16 terremotos

DA ENVIADA ESPECIAL À GUATEMALA

Apesar de a Cidade da Guatemala ser a capital econômica e administrativa do país -além de sediar bons museus e edifícios de alto valor arquitetônico, como a Catedral-, o epicentro turístico guatemalteco é a cidade de Antigua, a 45 km de lá.
Com suas ruas, casas e janelas muito coloridas, Antigua lembra Parati, no Rio de Janeiro. Com uma diferença: não tem mar. Em compensação, tem vista para três enormes vulcões. Apesar de um deles, o Pacaya, ainda estar ativo, o que poderia causar medo desperta encantamento e curiosidade (leia na página F5).
Além dessa vista excepcional que cerca a cidade que foi capital do país até 1773, quando foi atingida por um terremoto, o turista encontra hotéis charmosos, restaurantes de várias especialidades (leia na página F7), museus, igrejas centenárias e lojas de artesanato.
As ruas de paralelepípedo levam a galerias que presenteiam os visitantes com grandes pátios em estilo espanhol e prédios destruídos -e reconstruídos- em razão dos diversos terremotos que afetaram o local. Desde sua fundação, em 1541, o local passou por 16 terremotos. Os mais devastadores ocorreram nos séculos 17 e 18, nos anos de 1607, 1651, 1681, 1684, 1717 e 1751.

Andando em Antigua
Não é difícil se localizar na cidade, que foi desenhada pelo arquiteto italiano Juan Francisco Antonelli. Utilize a Plaza Mayor, marco zero da cidade, como ponto de referência. Estando na praça, aproveite para conheça o conjunto de lojinhas de artesanato e tomar um café passeando na Casa del Conde, que fica ali mesmo. Aos 458 anos, ela exibe fontes e jardins.


Texto Anterior: Vulcão de cores: Explosão cromática marca viagem ao país
Próximo Texto: Vulcão de cores: Esforço para ir ao cume de vulcões compensa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.