São Paulo, quinta-feira, 29 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENTENDA A GEOGRAFIA DE NORONHA

MAR DE DENTRO
Praia do Meio
Urbana, a praia do Meio é de fácil acesso. É o local ideal para campeonatos de esportes de areia.

Praia da Conceição
Dali o visitante está perto do morro do Pico, avistado de vários pontos do arquipélago. É uma praia de fácil acesso, com boas ondas. É bem animada nos finais de semana e nas noites de lua cheia.

Praia do Americano
Tem esse nome porque era freqüentada por militares americanos. Contam os ilhéus que os visitantes fazem nudismo no local.

Cacimba do Padre
É o point dos surfistas. É na Cacimba do Padre que acontecem os campeonatos de surfe.

Baía dos Porcos
Para chegar lá, o turista encara trilhas com degraus de rochas. A baía é rodeada por uma falésia. Com mar calmo, a baía dos Porcos é cheia de piscininhas, ótimas para relaxar depois de um dia de caminhadas.

Baía do Sancho
Contornada por uma falésia de 50 metros de altura, a baía do Sancho briga pelo posto de praia mais bonita do Brasil. O acesso para o paraíso não é nada fácil: o visitante tem que descer uma escada encravada numa fenda entre pedras. Vale o sacrifício.

Baía dos Golfinhos
É o dormitório diário dos golfinhos-rotadores. Pode ser visitada por mar, em barcos autorizados pelo Ibama, ou por terra, no mirante dos Golfinhos, onde, de segunda a sábado, pesquisadores recepcionam visitantes, distribuindo material informativo e emprestando binóculos.

MAR DE FORA
Praia do Leão
Bem ao sul da ilha, é a preferida das tartarugas marinhas para desova. Tem mar agitado. Os banhos de mar ali são com vista para os morros da Viuvinha e do Leão. Na época do nascimento das tartarugas, é possível assistir à abertura dos ninhos com acompanhamento do pessoal do Projeto Tamar.

Praia do Sueste
Ótimo ponto para mergulho, onde é possível nadar com tartarugas marinhas. Lá os visitantes alugam "snorkel", pés-de-pato e macarrão (para flutuação) com ilhéus a R$ 5 cada um. Fica perto do mangue.

Atalaia
Pequena, tem uma linha de recifes. Na maré baixa, forma-se um aquário natural. Devido ao impacto ambiental, é limitado o número de turistas no local diariamente.

Morro do Pico
Com 323 metros de altura, a formação cilíndrica é avistada de diferentes pontos da ilha. Hoje já não é mais permitido escalar o morro.

Morro Dois Irmãos
Os dois rochedos chamam a atenção e ilustram a tradicional foto do pôr-do-sol na Cacimba do Padre.

MIRANTES
Do Sancho e para as ilhas Dois Irmãos
Há alguns mirantes espalhados: o da baía dos Golfinhos, o do Sancho e o mirante para as ilhas Dois Irmãos. Uma dica é percorrer a trilha dos Mirantes, a partir da baía dos Golfinhos, até a vista para as ilhas Dois Irmãos. A trilha segue por cima da falésia à beira-mar (alturas de 50 m a 70 m). No caminho, as surpresas são os ninhos de aves.

VILA DOS REMÉDIOS
Centro
Já foi o tempo em que Fernando de Noronha oferecia apenas um bom prato de comida caseira preparado nas pousadas. Hoje já dá para provar culinária variada, principalmente na Vila dos Remédios. Não deixe de visitar a igreja Nossa Senhora dos Remédios e o forte de mesmo nome.


Texto Anterior: Quem fica apenas dois dias tem de enxugar roteiro
Próximo Texto: Parque nacional: Da costa do NE, navio conduz à reserva pelo mar
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.