São Paulo, quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Voluntários respondem a cartas tristonhas enviadas para Julieta

DO ENVIADO ESPECIAL A VERONA

Junto à Casa de Julieta fica a sala do Clube de Julieta (em italiano, Club di Giulietta; www.julietclub.com). O projeto existe oficialmente há 30 anos e tem voluntários para responder a cartas enviadas de todo o mundo "para Julieta", em diversas línguas. As cartas normalmente são tristes, sobre problemas em relacionamentos amorosos. Afinal, por mais que a famosa história seja romântica, também é trágica.
Para os casos mais delicados, envolvendo, por exemplo, risco de suicídio, o clube tem a contribuição de um médico especialista. Desde os anos de 1930, cartas são enviadas a Verona; mas só nos anos de 1980 a entidade foi criada oficialmente, com apoio do governo.
O projeto ficou ainda mais famoso com o filme "Cartas para Julieta" (2010), em que a protagonista se junta aos voluntários do grupo e tenta ajudar pessoalmente a mulher a quem aconselhou.
No ano que se seguiu ao filme, quase 4.000 cartas foram recebidas, segundo uma voluntária. Diversas cartas antigas podem ser observadas pelos visitantes, o que poderia inspirar temor sobre a privacidade, no entanto.
Há caixas de correio e computadores na Casa de Julieta para enviar mensagens. Por outro lado, uma placa na entrada alerta que escrever nas paredes -a exemplo de inúmeras pichações no hall de entrada- pode ser punido com multa de até € 1.039 ou prisão por até um ano.
(MK)


Texto Anterior: Enredo de Shakespeare moldou Verona
Próximo Texto: Pacotes para a Itália
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.