São Paulo, Segunda-feira, 29 de Novembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cronologia histórica

800/1500 - Os maoris deixam a Polinésia em grandes grupos migratórios e ocupam as duas ilhas que compõem o atual território da Nova Zelândia. O lendário explorador maori Kupe dá às ilhas o nome de Aotearoa, que significa "terra da longa nuvem branca".
1642 - O navegador holandês Abel Tasman é o primeiro europeu a avistar as duas grandes ilhas, batizando-as como Nova Zelândia em referência à Zelândia, uma região existente em seu país.
1769 - O capitão inglês James Cook (1728-1779) é a primeira pessoa a mapear extensamente o território neozelandês, e a Coroa britânica reclama para si o direito de posse sobre toda a região.
1840 - Chefes maoris e representantes britânicos assinam o Tratado de Waitangi, tentativa de pôr fim às guerras entre os dois povos ocorridas desde o início do século. Segundo o acordo, a Coroa tornava-se soberana na Nova Zelândia e ao mesmo tempo ficava garantido aos maoris o direito sobre as suas terras. O tratado foi constantemente desrespeitado pelos ingleses, que reformularam as leis e subjugaram os maoris pela força.
1856 - Apesar de continuar colônia do Reino Unido, a Nova Zelândia passa a ter um governo autônomo.
1947 - A Nova Zelândia completa o seu processo de independência.
1975 - É estabelecido o Tribunal de Waitangi, para avaliar as violações ocorridas contra os direitos dos maoris em relação à terra.


Texto Anterior: Nova Zelândia: País diversifica da cultura à paisagem
Próximo Texto: Cidade tem 80 mil barcos particulares
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.