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internacional
Excesso de navios na Antártida precupa
Especialistas temem danos ao ambiente
DA ASSOCIATED PRESS
Um navio de cruzeiro começa a fazer água na Antártida e
outros três vêm rapidamente
em resgate: uma bênção para os
sobreviventes. Mas também a
indicação da explosão de um
turismo regional que, segundo
seus críticos, ameaça o delicado
meio ambiente da Antártida.
Os 154 passageiros e tripulantes do MS Explorer foram
resgatados com segurança de
botes salva-vidas no final de semana passado por um navio de
cruzeiros norueguês.
O turismo na Antártida cresceu em popularidade, mas há
pouca regulamentação dessa
indústria lucrativa. Agora, navios de cruzeiro começaram a
chegar, e alguns especialistas
temem acidentes catastróficos
e danos ambientais.
"Sob o protocolo ambiental
da secretaria do Tratado da Antártida, toda a Antártida deveria ser uma reserva", disse Jim
Barnes, diretor-executivo da
Coalisão da Antártida e do
Oceano Austral.
Na temporada de 1992/93,
cerca de 6.700 turistas visitaram a região, segundo a Associação Internacional de Operadoras de Turismo da Antártida.
Na última temporada, esse número saltou para 29.530.
O tratado da Antártida foi assinado em 1959 para prevenir
incursões militares na região.
Seus membros se reúnem todos os anos e adotam recomendações, mas não há uma autoridade para reforçá-las.
A Associação Internacional
das Operadoras de Turismo da
Antártida foi fundada por sete
companhias com o objetivo de
promover viagens "seguras e
ecologicamente responsáveis".
O grupo hoje conta com 99
membros, mas há operadoras
trabalhando fora da associação,
que podem não seguir as suas
diretrizes de segurança
A GAP Adventures, proprietária do Explorer, é membro da
associação. Os passageiros pagaram até US$ 14 mil por uma
suíte durante o cruzeiro.
O navio era relativamente
pequeno, com 75 metros. Mas
os mares perigosos, os ventos
fortes e a névoa da Antártida
tornam a navegação perigosa.
"Se um navio como aquele pode
afundar, isso deveria servir como um alerta sobre permitir a
ida de navios sem resistência ao
gelo e casco duplo até a região",
afirmou Barnes.
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