UOL


São Paulo, segunda-feira, 29 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Além do campeonato de kitesurfe, Estado recebe o Ceará Wind Verão, torneio mundial de windsurfe

Pipa ganha ar radical em praia cearense

Flávio Florido/Folha Imagem
Jegue arreado para levar turista no lombo na praia localizada a uma hora e meia de Fortaleza


FLÁVIO FLORIDO
ENVIADO ESPECIAL AO CEARÁ

E o vento levou pela primeira vez o Campeonato Mundial de Pipas para o Ceará. Não, não se trata daqueles quadrados de varetas recheados de papel de seda colorido que as crianças empinam. As pipas coloridas que os cearenses viram dançar no céu em novembro traziam homenzinhos dependurados pelos braços e com uma espécie de skate aquático nos pés.
O nome oficial do esporte é kitesurfe, e 'kite' significa 'pipa' em inglês. Difícil imaginar um esporte tão radical e com manobras tão alucinantes, apesar do nome tão simples. Os atletas alcançam até 15 metros de altura levados por algo que parece com um pára-quedas, a tal da pipa. Eles deslizam pelas águas em uma pequena prancha e são levados por linhas presas ao kite, que variam de 20 a 30 metros, executando manobras radicais.
A grande quantidade de ventos existentes no Ceará, responsável pela produção de energia eólica no Estado, o torna perfeito para esse tipo de esporte. O campeonato, chamado de Oi Super Kite, aconteceu na praia de Porto das Dunas, região de vento constante associado ao calor, ao norte de Fortaleza e mais conhecida por abrigar o parque aquático Beach Park.
O kitesurfe não é o único esporte radical trazido pelos bons ventos do Estado, que agora entra na rota mundial de modalidades desse tipo. Apenas em janeiro, estão programados o Ceará Wind Verão, campeonato mundial de windsurfe que acontece entre os dias 24 e 31 em Jericoacoara; o Pena Surf Paracuru, torneio nacional de surfe na praia homônima nos dias 9, 10 e 11; e o 17º Cerapió, um rally de carros e motocicletas que começa dia 20 em Fortaleza e termina em Teresina (PI) cinco dias e 800 km depois. (Informações sobre os eventos na Secretaria de Turismo e Juventude do Ceará, tel.: 0/xx/85/277-3209.)
O clima proporciona as mais favoráveis condições para a prática desses esportes, e a beleza natural do Estado encanta aos participantes e ao público, que fica satisfeito simplesmente por estar no local.
O Ceará recebe turistas de várias partes do mundo, e os eventos esportivos estão fazendo com que isso aconteça com maior frequência. Um campeonato pode trazer cerca de 300 competidores, além da equipe que os acompanha e da imprensa brasileira e internacional. É muito comum escutar diversos idiomas em restaurantes e bares, frequentados por todos.



Texto Anterior: Pacotes
Próximo Texto: Pacotes para Fortaleza
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.