São Paulo, quinta-feira, 30 de março de 2006

Texto Anterior | Índice

ISRAEL

Jerusalém planeja linha de bonde para turistas

DA ASSOCIATED PRESS

Em um contínuo esforço para fazer crescer seu turismo, a cidade de Jerusalém está planejando construir um sistema de bondes suspensos, no valor de US$ 8 milhões, para levar turistas da parte moderna da cidade para o Muro das Lamentações.
Autoridades esperam que o bondinho facilite o trânsito de visitantes nas ruas da Cidade Velha, freqüentemente congestionadas e com poucos lugares para estacionar carros, segundo Gidi Schmerling, porta-voz da cidade.
O projeto faz parte de um amplo plano de transportes, que inclui um sistema de bonde servindo boa parte de Jerusalém.
A Cidade Velha de Jerusalém é o epicentro do conflito entre Israel e os palestinos. Israel se apropriou da área, que é sagrada para cristãos, muçulmanos e judeus, em 1967. Tanto Israel como os palestinos reivindicam a região. A Cidade Velha também é o destino turístico mais popular no país.
Se aprovado, o bondinho pode ficar pronto em 2008. Haverá um grande estacionamento na estação da parte moderna da cidade. O bonde levará os passageiros por cima de um pequeno vale e terá seu ponto final no lado de fora do muro da Cidade Velha, próximo ao Muro das Lamentações.
O turismo, que havia decaído por conta de conflitos entre Israel e Palestina em setembro de 2000, vem se recuperando. O número de turistas em Israel aumentou 26% em 2005, em relação a 2004, e nos primeiros dois meses de 2006 houve um crescimento de 24% sobre o mesmo período de 2005. O país espera atrair 3 milhões de visitantes neste ano, batendo o recorde de 2,5 milhões, em 2000.


Texto Anterior: Páscoa: Passar folga longe de casa custa até R$ 1.000
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.