São Paulo, quinta-feira, 30 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Kensington Gardens foi o quintal da autora na infância e adolescência

DA ENVIADA ESPECIAL A LONDRES

Kensington talvez seja o local relacionado a Virginia Woolf em Londres que menos sofreu mudanças desde que a autora viveu ali, de seu nascimento, em 1882, até os 22 anos.
Hoje o afluente bairro atrai hordas de turistas em busca de seus grandes museus -o de História Natural, o de Ciência e o popular Victoria & Albert - e da imensa loja Harrods.
Na época do nascimento da autora, a região concentrava a nata da intelectualidade londrina, o que incluía o pai de Woolf, sir Leslie Stephen. É possível deduzir que os anos vividos ali inspiraram muito do livro "Os Anos", boa companhia para fãs da autora visitando o local.
A casa onde Woolf nasceu, que hoje exibe placas informando que ali viveram Woolf, sua irmã, Vanessa Bell, e o pai, Leslie Stephen, fica no número 22 de Hyde Park gate, uma das ruas sem saída que ladeiam Kensington Gardens, parque adjacente ao Hyde Park.
As casas ao lado também exibem placas da herança cultural do local, incluindo a casa onde Churchill viveu e morreu.
Durante a infância e adolescência, Woolf e seus irmãos iam duas vezes por dia ao parque, que servia de playground para a família.
Da entrada chamada Palace gate, vire à direita para um passeio pelo Flower walk, caminho ladeado de flores descrito por Woolf em "Os Anos"
De volta à entrada, siga pelo Broad Walk parque adentro até o chamado Round pond, lago redondo onde cisnes desfilam diante de turistas e moradores aproveitando o sol em cadeiras de praia. O lago também é descrito por Woolf em "Os Anos".
Dali, o turista tem duas boas opções para fechar o passeio -ir ao palácio de Kensington ou contornar o lago e seguir para o Hyde Park- não sem antes checar o Albert Memorial e o Royal Albert Hall, ao lado do Queen's gate.
(MARINA DELLA VALLE)


Texto Anterior: "UK rules ok": Herança cultural de Virginia Woolf guia passeios pela cidade
Próximo Texto: Em voga: Oxford street é burburinho que não cessa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.