São Paulo, quinta-feira, 30 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

memória

Mais de 40 anos de viagens permearam obra de Stupakoff

DA REDAÇÃO

O paulistano Otto Stupakoff, morto na semana passada, aos 73, não era somente aficionado pela fotografia. Outra de suas grandes paixões era viajar.
Tanto que chegou a morar em Nova York e Paris, e passou mais de 40 anos perambulando pelo mundo. Parte do registro das andanças de Stupakoff está reunida no livro que leva seu nome, organizado por Rubens Fernandes Junior.
São fotografias de moda, mas que revelam o espírito de lugares tão diferentes como Puerto Vallarta (no México), Saigon (no Vietnã) e a capital carioca.
Para lembrar a obra desse fotógrafo-viajante, esta página traz fotos reproduzidas do livro, que foi publicado em 2006 pela editora Cosac Naify.
Nas primeiras páginas, é o próprio quem escreve sobre sua vida. Nas primeiras linhas, já revela o espírito aventureiro: "Minhas melhores memórias são as de viagens que fiz a lugares nunca antes trilhados".
Um pouco antes de morrer, Otto Stupakoff ganhou uma mostra com 65 fotografias no Instituto Moreira Salles, no Rio de Janeiro. (PRISCILA PASTRE-ROSSI)


Texto Anterior: Passos londrinos
Próximo Texto: Marriott: Mais de 40 hotéis se reúnem em evento da rede
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.