São Paulo, quinta-feira, 30 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Em Praga, castelo remete pouco ao imaginário popular

Sede do governo tcheco, o grande complexo palaciano fica em um morro na margem ocidental do rio Vltava

A três horas da capital, fortificação em Ceský Krumlov é o segundo maior do país e tem ursos em seu fosso


PEDRO CARRILHO ENVIADO
À REPÚBLICA TCHECA

A República Tcheca é também uma terra repleta de castelos. E os dois maiores, o de Praga e o de ?eský Krumlov, têm características bem distintas entre si.
Apesar de o castelo de Praga, ou Prazský hrad, ser considerado um dos maiores do mundo e dominar totalmente a paisagem da capital tcheca, sua aparência, sem torres ou bastiões, pouco lembra a de um tradicional castelo do imaginário popular.
É, na verdade, um grande complexo palaciano no distrito de Hradcany, no topo de um morro na margem ocidental do rio Vltava, de onde se destacam as torres góticas da catedral de São Vito. O castelo, cuja primeira fundação remete ao século 13, foi sempre o centro do poder, abrigando a sede do governo. O que atrai os turistas são seus museus, galerias, palácios, jardins, a catedral e a basílica de São Jorge.
Seus dois acessos têm vistas panorâmicas privilegiadas das torres, cúpulas e telhados vermelhos de Malá Strana e Staré Mesto, os bairros que formam o centro de Praga. É possível passear gratuitamente pelo castelo e suas vielas, mas, para visitar suas principais atrações, é necessário comprar ingressos.

MAIS ROMÂNTICO
Três horas ao sul da capital e também cortada pelo rio Vltava, a pequena cidade de Ceský Krumlov fica no coração da Boêmia meridional. Patrimônio da Unesco, é hoje uma das mais populares atrações turísticas do país, repleta das usuais armadilhas para turistas, como um museu da tortura e o de cera.
Seu castelo, o Krumlovský zámek, é o segundo maior da República Tcheca e está mais de acordo com a imagem romântica de um castelo medieval. Suas proporções parecem fora do lugar para o tamanho de ?eský Krumlov.
Em seu fosso defensivo ficam alguns ursos, um tanto tristonhos, aparentemente alheios aos flashes dos turistas na ponte acima.
Do alto da torre redonda do século 13, descortinam-se as melhores vistas da cidade.
Sua principal atração, no entanto, é o teatro. Construído no século 18 em estilo rococó, é um dos únicos do tipo na Europa a se manter tão bem preservado.
Tours em tcheco, alemão ou inglês levam ao teatro, à capela e ao salão de baile.


Texto Anterior: História da Inglaterra desde o séc. 11 permeia Torre de Londres
Próximo Texto: Veja pacotes para conhecer castelos na Europa
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.