São Paulo, quinta-feira, 30 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

No interior, local parece ter parado no tempo

Igreja em Stiavnica traz murais do barroco

DA ENVIADA À ESLOVÁQUIA

Cidades renascentistas na Eslováquia valem um desvio na rota entre um castelo e outro. Banská Stiavnica e Levoca estão na lista dos patrimônios mundiais da Unesco.
Banská Stiavnica é a mais antiga área de mineração eslovaca. Segundo a Unesco, o brasão da cidade, de 1275, é o primeiro de que se tem notícia a incorporar o símbolo da atividade econômica.
Para os brasileiros, Banská Stiavnica lembrará Ouro Preto, com construções baixas cercadas por montanhas e a atmosfera de uma cidade que parou no tempo. A praça Trinity, a igreja de Santa Catarina, que guarda estátuas e murais do período barroco, e os castelos Novo e Velho, do período renascentista, estão entre as principais atrações.
No leste do país, Levoca, vizinha ao castelo de Spis, e as fortificações, igrejas e monumentos locais estão na lista da Unesco por representarem arranjo militar, cultural e político típico da Europa Central na Idade Média, dos quais poucos sobreviveram.


Texto Anterior: Do alto da colina, compare velha e nova Bratislava
Próximo Texto: 1.300 km com um bebê
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.