São Paulo, segunda-feira, 30 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OUTRO MÉXICO

Festival reúne 900 pilotos de todo o mundo, inclusive do Brasil

Balões pontilham céu de Albuquerque no sábado

NO NOVO MÉXICO

Do próximo sábado até o dia 13 de outubro, o céu de Albuquerque, a maior cidade do Novo México, a cerca de uma hora de carro de Santa Fé, vira palco da 31ª Albuquerque International Balloon Fiesta, evento anual que reúne centenas de balões de ar quente. O festival é o maior que existe, recebendo 750 balões do mundo todo, inclusive do Brasil, em um parque de 809 mil metros quadrados.
Os pilotos Ricardo de Almeida e Marcos Antonio Bonimcontro, da empresa fabricante de balões Aeromagic, participam pela quarta vez do evento, com um balão em forma de árvore chamado Amazon Birds -que leva um papagaio e um tucano empertigados em seus galhos-, de 27,5 m de altura, e um outro em forma de dragão azul, que mede 26 m.
Bonimcontro dá a dimensão da festa: enquanto outros festivais de balonismo costumam reunir em torno de 130 balões, diz, o de Albuquerque chegou a reunir 1.010 exemplares, em 2000.
Durante os dias do festival, são realizadas competições (para balões de formas diferentes e para os de forma tradicional, de gota invertida), "evening glow" (evento noturno), passeios para o público e ascensões em massa.
Nesta última atividade, segundo o piloto, grupos de 300 balões são inflados um atrás do outro. "Meia hora depois, está todo mundo no ar. Chega a haver 600 balões sobre o campo de decolagem", diz. "O visual é impressionante, um show multicolorido."
De acordo com a organização do evento, Albuquerque oferece condições ideais -clima seco, tempo e ventos bons- para a prática desse esporte.
São em geral 900 pilotos, além de equipes de apoio e voluntários, que participam do festival ao qual comparece um público estimado em 1 milhão de pessoas. A dupla brasileira participa das ascensões em massa -em troca da qual recebem uma quantia em dinheiro- e também representa o Brasil no show Vôo das Nações.
O festival é também uma importante vitrine para a Aeromagic, que vende balões para fora do país. Em média, um balão da empresa custa US$ 45 mil.
O ingresso para a Balloon Fiesta custa US$ 5 para maiores de 12 anos e é gratuito para quem tem até essa idade. O evento conta ainda com feira de artesanato e áreas de alimentação. Mais informações, no site www.balloon fiesta.com. (CHIAKI KAREN TADA)


Texto Anterior: Pacotes
Próximo Texto: Cidade exige uso do carro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.