São Paulo, quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Captura foi atividade econômica importante durante séculos

DE SÃO PAULO

A caça às baleias é antiga e tem registros arqueológicos que dão conta da atividade já no ano 3.000 a.C. A empreitada comercial começou no século 17 e, a partir daí, só cresceu e se mecanizou.
A caça atingiu seu apogeu no século 19, com ajuda de tecnologias como o "arpão foguete" e navios movidos a vapor. A matança era motivada para extrair da baleia a carne; a gordura, transformada em óleo para lamparinas; e as suas nadadeiras, usadas para confecção de acessórios pessoais, tais como espartilhos femininos.
A atividade começou a entrar em declínio no século 20, com o aumento da prospecção e do uso do petróleo no mundo. Mesmo assim, a caça continuou até a extinção de algumas espécies. O Brasil só ganhou uma legislação específica banindo à caça na década de 1980.
Porém, desde 1935 ela estava proibida mundialmente por meio de um tratado internacional que protegia a todos os cetáceos.
No entanto, países como Japão, Islândia e Noruega continuam promovendo a atividade comercial, muitas vezes alegando "propósitos científicos".


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Especialistas condenam shows de cetáceos; o SeaWorld defende
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.