São Paulo, quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Próximo Texto | Índice

"PURA VIDA"

Paisagens diversas e preservadas são trunfo da Costa Rica

Cortado por cordilheiras, pequeno país esbanja atrações naturais, como vulcões, praias e cachoeiras

MARIANA DESIMONE
DA ENVIADA ESPECIAL À COSTA RICA

"Pura vida". É assim que a Costa Rica se define. A expressão pode servir como "de nada", "que bom", "maravilha". E é a cara do país.
Na América Central, entre o Panamá e a Nicarágua, a Costa Rica tem vista para o Pacífico e para o mar do Caribe. Entre as praias do leste e do oeste, o país oferece vulcões, pradarias, rios, cachoeiras e animais de vários tipos, além da hospitalidade tipicamente latina.
E a preservação dessa diversidade é questão importante para o país, que tem um terço de seu território coberto por florestas. Em junho de 2007, o presidente costarriquenho, Oscar Arias, anunciou que a Costa Rica pretende zerar suas emissões de gases do efeito estufa até 2021, aniversário de 200 anos da independência do país.
No fim do ano passado, a Costa Rica se classificou entre os dez destinos mais importantes em relação ao meio ambiente no Country Brand Index, compilação feita pela consultoria de imagem global Future Brand com a intenção de identificar os países com melhor reputação em várias categorias. O país também se classificou entre os dez escolhidos na categoria "melhor para viver".
O turismo na Costa Rica cresceu 10% em 2007, ultrapassando as expectativas da Organização Mundial do Turismo, que estimava que o crescimento seria de 5%.
Destino importante para o ecoturismo, o país será sede, no segundo trimestre deste ano, o quarto encontro do Grupo de Trabalho Internacional sobre o Desenvolvimento do Turismo Sustentável.

Variedade
Ao chegar a San José, rume para um dos destinos mais quentes: Tamarindo, preferido das famílias e dos estrangeiros, Jacó, para quem gosta de uma balada, ou playa Hermosa, se o objetivo for surfar ondas de qualidade- todas essas praias ficam na costa do Pacífico. Se o objetivo é mergulhar, o litoral do Caribe oferece as melhores condições. Uma boa pedida é Puerto Viejo.
Para quem gosta de caminhadas e vistas, há opções como os vulcões Arenal e Rincón de la Vieja. Nas cercanias de lagos e áreas vulcânicas dá para conhecer os "pisotes" -bichinhos simpáticos, "primos" dos quatis. Eles oferecem um show de simpatia: ficam em pé nas patas traseiras e pegam a comida da mão de quem oferece.
Como a Costa Rica não é grande em tamanho, dá para fazer passeios de um dia para diversos pontos do país. Quem fica em Tamarindo, por exemplo, consegue ir e voltar do vulcão Arenal no mesmo dia -basta disposição para encarar mais de sete horas ao volante.


Próximo Texto: "Pura vida": Tamarindo é a predileta dos estrangeiros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.