São Paulo, quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

panorâmica

Guia gay bilíngüe reúne 49 endereços imperdíveis no Rio

RIO DIFERENTE Longe de ser um roteiro de "pegação", livro tem dicas valiosas e seleção de fotos de Alair Gomes

EDUARDO SIMÕES
DA REPORTAGEM LOCAL

Verão no Rio de Janeiro. Você é menino que gosta de meninos ou menina que gosta de meninas, entre outras combinações, e não sabe aonde ir?
Do café da manhã à praia, do ensaio de escola de samba à balada, o recém-lançado guia "Rio Diferente" sugere 49 endereços para você encontrar a sua turma na Cidade Maravilhosa. Não se trata, porém, de um roteiro óbvio da "pegação" carioca -os próprios autores, os jornalistas Jefferson Lessa e Gustavo Leitão fizeram questão de excluir endereços de saunas e "cruising areas" (lugares onde se vai um pouco além do flerte) para ressaltar o caráter "gay friendly" da cidade. Sobretudo no verão. Não que faltem dicas de bares, como o tradicional boteco Bofetada, cujos freqüentadores conseguem fechar o trânsito da rua Farme de Amoedo, em Ipanema, nos fins de semana e no Carnaval. Ou de baladas, da sofisticada The Week carioca ao Buraco da Lacraia, apelido infame para o Star's Club, onde se paga apenas para entrar -a cerveja é liberada a noite toda.
Oportuno, o guia traz ainda dicas da escola de samba mais "simpatizante" do carnaval carioca: a Unidos da Tijuca, com ensaios que pegam fogo nas imediações da estação Leopoldina. Também sugere onde se vestir bem (as lojas Complexo B, em Copacabana, Contemporâneo, em Ipanema, e Babilônia Feira Hype, na Gávea), e ainda brechós e afins.
No capítulo "I Will Survive", alusão ao hit gay de Gloria Gaynor, o guia faz recomendações para "sobreviver" aos perigos que tanta tentação pode oferecer (como o famigerado golpe "Boa Noite, Cinderela"), telefones de emergência etc.
Com edição primorosa e bilíngüe (português e inglês), o livro deve resistir melhor ao tempo do que muitos guias do gênero. Em parte, graças à seleção de fotografias, de nomes como Bruno Veiga (Parada Gay 2007), Gustavo Malheiros (Carnaval de rua do Rio) e Luciana Avellar. Na série Cidade-Postal, a fotógrafa Luciana Avellar faz uma bem-humorada homenagem gay aos cartões-postais do Rio: uma drag flamenguista posa no Maracanã, outra sobe o bondinho do Pão de Açúcar como Carmen Miranda.

Meninos do Rio
A cereja no bolo de "Rio Diferente" certamente fica a cargo de uma seleção de nove fotos do fotógrafo, professor e crítico de arte Alair Gomes (1921-1992), cedidas pela Biblioteca Nacional. São registros de "meninos do Rio" se exercitando ou praticando algum esporte na Ipanema dos anos 70. Em preto e branco, as fotos de fortes tons homoeróticos têm um quê documental e voyeur, marca registrada de Alair Gomes. O que torna o guia ainda mais diferente.

GUIA RIO DIFERENTE


Autores: Gustavo Leitão e Jefferson Lessa
Direção de arte: Christiano Menezes e Chico de Assis
Editora: Inquilinos e Aeroplano
Quanto: R$ 52 (192 págs.)
Avaliação: ótimo



Texto Anterior: "Pura vida": Terra separa a costa afro-caribenha das praias globalizadas
Próximo Texto: Carnaval: CVC lança pacote para ver as campeãs
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.