São Paulo, domingo, 2 de março de 1997. |
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice PRÉ-ESCOLA Cultura e SBT importam dos EUA e da Austrália programas educativos dirigidos a crianças de 3 a 7 anos Séries infantis apostam em bonecos
da Reportagem Local Duas produções estrangeiras voltadas ao público pré-escolar (crianças de 3 a 7 anos) vão estrear na TV brasileira até abril. Os seriados educativos ``Bananas de Pijamas'', no SBT, e ``Quebra-Cabeça'', na Cultura e na TVE, têm em comum ainda o fato de seus principais personagens serem bonecos. As ``estrelas'' de ``Bananas de Pijamas'' são duas bananas e três ursos. Em episódios de cinco minutos, os bonecos enfrentam situações comuns a crianças e ensinam, por exemplo, que não se deve jogar lixo na praia. O SBT comprou cem episódios do seriado, produzido na Austrália e exibido também nos EUA. Diariamente, quatro quadros devem ser apresentados no programa ``Bom-Dia & Cia.''. A estréia está programada para o dia 10 de março. O seriado chega ao Brasil numa super-operação comercial, que envolve dez grandes indústrias. Antes mesmo da estréia na TV, já foram licenciados no Brasil produtos que vão de brinquedos a roupas. A expectativa é de que a marca fature US$ 40 milhões no país em 97. ``Quebra-Cabeça'' Já ``Quebra-Cabeça'' deve estrear na Cultura só em abril. Junto com a TVE, do Rio, a emissora comprou 65 episódios de 30 minutos do seriado, que é exibido nos Estados Unidos pela PBS (The Public Broadcasting System, TV pública dos EUA). A série apresenta seis crianças, todos bonecos, de origens e raças diferentes, que se encontram num cenário chamado The Puzzle Place. Há também cenas externas, com crianças e adultos. Os personagens enfrentam ``problemas'' e aprendem a resolvê-los como se montassem quebra-cabeças. ``Essa série é muito bem feita, com produção cuidadosa. Também é rigorosa e trabalha com conceitos de cidadania, de respeito mútuo entre os povos, de estímulo à leitura'', afirma Beth Carmona, diretora de programação da Cultura. (DANIEL CASTRO) Texto Anterior | Próximo Texto | Índice |
|