São Paulo, domingo, 03 de setembro de 2000

Próximo Texto | Índice

ASTROLOGIA

Frase do dia: "O horizonte é o lugar das coisas distantes que parecem próximas." - Amâncio Friaça

Abertura dos quatro caminhos

BARBARA ABRAMO

A Lua, símbolo do feminino, percorre escorpião, signo do elemento água, também feminino. Para os astrólogos medievais, representava a passagem por uma faixa zodiacal temível, conhecida como Via Combusta. Certos símbolos dos ciclos naturais parecem ultrapassar a geografia e a história, é o caso da Lua. Percebemos essas conexões nos festejos de lugares diferentes. Em Gana, por exemplo, hoje seria o dia de abertura do festival de Akwambo, em que se pedia às quatro divindades femininas das águas que "abrissem os caminhos". Entre os hopi, da América do Norte, hoje também era considerado dia da cerimônia de cura, realizada pelas mulheres. Assim, temos de onde tirar o antídoto que neutraliza o sombrio sortilégio medieval, apelando para caminhos menos "civilizados", porém mais alegres.

E-mail: astrologiafolha@uol.com.br
Internet: www.uol.com.br/folha/urania

ÁRIES (21 mar. a 20 abr.)
Nesse vazio em que você se surpreende, a meio caminho do ontem e do amanhã, nada há por fazer a não ser permanecer antenado(a) no que provoca sua aflição, atento(a) ao desconforto, juntando forças para mudar.

TOURO (21 abr. a 20 mai.)
É um bálsamo para todos quando você faz as pazes com a vida, celebrando, com as cores do dia, cada minuto ao lado de quem lhe faz cantar de alegria. A Lua transita seu setor de relacionamentos, abrindo seus olhos e seu coração.

GÊMEOS (21 mai. a 20 jun.)
Enquanto a Lua não alcança a sua luz plena e imanta o nosso cérebro, esse equipamento portátil de imaginação que funciona em ritmo rapidíssimo em você, o seu canto permanecerá quase inaudível. Mas ainda assim, afine o tom.

CÂNCER (21 jun. a 21 jul.)
Nada há de frenético neste domingo de lua nova, em que as sementes germinam e você se esquenta sob o silêncio. É assim que o ciclo da vida se mantém, você intui isso melhor do que ninguém. O conforto pessoal é um direito seu.

LEÃO (22 jul. a 22 ago.)
Aproveite este dia para exercitar sua capacidade de desapegar-se. Se o passado ensina você a manter os olhos abertos para evitar enganos futuros, também serve para lembrar que nem tudo se pode agarrar, prender ou conquistar.

VIRGEM (23 ago. a 22 set.)
A Lua forma aspectos tensos com Urano e Marte, sugerindo desatinos e rompantes. É fácil irritar-se quando se espera a perfeição alheia, mas isso é desumano. Mas quem é feito de ossos e carne tem peso, e não asas de anjo.

LIBRA (23 set. a 22 out.)
Por mais que você tenha vontade de sucumbir às lamentações, afligindo a si mesmo e aos outros com sua desilusão a respeito de si mesmo(a), ninguém acreditará. O que para você é erro, para os demais é talento, repare...

ESCORPIÃO (23 out. a 21 nov.)
Hoje a Lua passa nesse signo, reverberando antigos remorsos e ciúmes, ingredientes fundamentais de nossos infernos privados; e você pode se tornar o agente involuntário, que relembra a todos que a vida pode ser áspera.

SAGITÁRIO (22 nov. a 21 dez.)
Perceba como todo mês há um pequeno intervalo em que você se sente desanimado(a), mais disperso(a) e distraído(a), percebendo o rumor de tempestades futuras. Isso acontece hoje, retire-se para o descanso merecido.

CAPRICÓRNIO (22 dez. a 20 jan.)
Suas relações fraternas estão tumultuadas? Você não consegue descansar para curtir um pouco de silêncio e solidão? Talvez um passeio possa restabelecer sua boa vontade. A natureza é uma fonte poderosa de vida e alegria.

AQUÁRIO (21 jan. a 19 fev.)
Respire fundo e prepare-se para mergulhar em climas emocionais, que terão o poder de transformar algumas de suas idéias a respeito da vida em sociedade. De nada adianta se manter teimosamente atado(a) a preconceitos.

PEIXES (20 fev. a 20 mar.)
Hoje é um domingo ideal para você ficar perto de quem gosta, dispensando a todos a bênção da sua ternura. Poucas pessoas terão, como você, capacidade de entender o cansaço que a dor e a frustração continuadas provocam.


Próximo Texto: Filmes de hoje
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.