São Paulo, domingo, 03 de setembro de 2000

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TV PAGA
Programadora visa a expansão para a AL e irá rebatizar os canais do Telecine
Globosat anuncia novos canais

DA REPORTAGEM LOCAL

A GLOBOSAT deve ter mais um canal em seu cardápio ainda este ano. A programadora, cujos canais são distribuídos pela Net e pela Sky, pretende estrear o há muito anunciado Fox Sport, de programação esportiva. Além desse canal, pretende tirar do papel, no início de 2001, outro projeto, várias vezes postergado, dirigido ao público adolescente.
"O Fox Sport já está bem adiantado. Ainda buscamos para o canal adolescente um formato que seja apropriado, mesclando música e esportes de ação", diz Alberto Pecegueiro, diretor-geral da Globosat.
Segundo ele, outro plano é a expansão da programadora pela América Latina. Em Portugal, a Globosat já exibe Telecine, Canal Brasil, GNT e Sexy Hot, com ligeiras diferenças em relação às matrizes brasileiras.
O GNT português traz novelas em sua grade, e o Telecine local relegenda seus filmes para o português de Portugal. "Se em Portugal já há dificuldades linguísticas, imagine nos países hispânicos. Por isso, é preciso cautela. Mas podemos encontrar atalhos, já que a Globo Internacional já é distribuída na América Latina", diz Pecegueiro.
Outra novidade são os nomes que ganharão os cinco canais do Telecine. Em vez de ser identificados por números, eles receberão nomes de acordo com o estilo de seus filmes. A mudança deve chegar junto com um novo pacote, com 115 filmes, da Sony (acionista da HBO, principal rival do Telecine) e da Lumière.
Na área esportiva, está sendo negociada também a transmissão dos GPs de Fórmula 1 na SporTV a partir de 2001. Não está descartado o acréscimo da ESPN Brasil entre os canais da programadora. "Todos os canais são possíveis. A não ser a HBO, que ainda pertence à TVA", diz o diretor-geral.
A programadora quer também ampliar investimentos em interatividade, oferecendo na tela comércio eletrônico, teipes e estatísticas de jogos. "Alguém pode estar assistindo a uma cena de novela em que um personagem recebe um buquê de flores. O telespectador resolve então encomendar flores em um site, sem abrir mão da atração", diz Pecegueiro.
(BRUNO GARCEZ)


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