São Paulo, Domingo, 04 de Abril de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VIDEOCLIPES

Nova MTV impulsiona produção

da Reportagem Local

A abertura da MTV Brasil para os artistas populares vai agitar o mercado de produção de videoclipes neste ano. Na prática, o ano artístico começa em abril, e as "novidades devem começar a aparecer", acredita a emissora.
Única especializada em videoclipes, a MTV reformulou sua programação em 28 de fevereiro. A nova programação abre mais espaço à música nacional popular, com artistas de pagode, axé, sertanejos e românticos.
Rick Bonadio, 29, diretor-geral da gravadora Virgin Records Brasil, espera elevar esse ano a produção de clipes de 9, realizados no ano passado, para 15. "Essa expectativa é decorrente da abertura da MTV para artistas que antes não eram veiculados."
"Se não tivermos que conter gastos com marketing e as vendas não forem afetadas, atingiremos facilmente essa marca."
Só para o grupo Charlie Brown Jr. a Virgin prevê a gravação, em 99, de quatro videoclipes. A gravadora também pretende lançar clipes da dupla do Rio de Janeiro Pepê & Neném, da paulistana Rodolfo & ET, e dos rappers PMC & DJ Deco, além dos grupos Muamba e Os Theobaldo.
"Antes, um clipe era exibido só de 10 a 12 vezes por semana. Agora, acredito em uma maior exposição, que compensaria os custos de produção, que vão de R$ 30 mil a R$ 40 mil."
Se esse for o problema, os clipes já têm destino certo. Devem ser veiculados no novo programa da emissora "Supernova 2". Apresentado pela VJ Chris Nicklas, o programa prioriza pagode e axé.
Zeca Fernandes, 35, gerente de produto da BMG, aponta ainda outros espaços para divulgar artistas populares: "Além da MTV, os programas do Gugu e do Jô Soares (ambos do SBT) também passaram a exibir clipes, além de alguns canais da TV paga, como o Multishow e o Superstation. Isso nos fará aumentar a produção de clipes em 99".
Para Fernandes, a produção de clipes de artistas populares tem ainda uma boa receptividade na programação de TVs regionais. A BMG é responsável por bandas como Raça Pura e Só Pra Contrariar.
Uma banda que acaba de gravar clipe de olho nas mudanças das emissoras é a Axé Blond, da Abril Music. As sete mulheres do grupo gravaram na última semana o "Banho de Iemanjá" no parque aquático Wet'n'Wild, no interior de São Paulo.
"O clipe e o CD devem ser divulgados ainda na primeira quinzena deste mês", diz Renata Schmitt, 27, cantora da banda.
O clipe foi dirigido por João Elias Jr., 34, diretor da produtora Imagem JEES, que há cinco anos se especializou em videoclipes.
"Gravamos dois clipes em uma semana. A produção será ampliada, chegando a 25 clipes neste ano", afirma Elias Jr., que dirigiu "É o Tchan no Havaí", do grupo É o Tchan!, e "Tieta", de Caetano Veloso.
(ALINE SORDILI)




Texto Anterior: Próximos capítulos
Próximo Texto: Parabólicas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.