São Paulo, domingo, 05 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TV NO MUNDO

EUA preparam produções sobre racismo

Acreditando que os conflitos entre brancos e negros são mais bem compreendidos na TV do que no cinema, os produtores norte-americanos estão desenvolvendo uma série de projetos com temas relacionados ao racismo.
Segundo especialistas, o ambiente no qual a TV é colocada cria uma atmosfera muito mais confortável para se assistir a um tema complicado como esse. Além disso, quando se está diante da televisão, as expectativas são menores do que no cinema, possibilitando um sucesso maior de produções que abordam o racismo.
Por conta disso, estão sendo desenvolvidos projetos como "Freedom Song", da TNT, com Danny Glover e Vondie Curtis Hall. A produção, que traz Glover também como produtor- executivo, vai mostrar o turbulento Sul dos EUA durante os anos 60.
Outra atração vem sendo realizada pela rede ABC: "Parting the Waters", baseada no livro "Parting the Waters: America in the King Years, 1954-63", de Taylor Branch. A HBO, por sua vez, prepara "The Children", inspirada no livro homônimo de David Halberstam, sobre o importante papel dos jovens negros que lutavam no movimento pelos direitos civis.
Essas produções tentarão aumentar o espaço dos negros na TV norte-americana. Segundo uma pesquisa divulgada recentemente pelo Screen Actors Guild, personagens negros tendem a ter sua participação restrita a sitcoms e às redes WB e UPN.
A pesquisa teve a participação de um professor da University of Southern California e examinou a programação das redes ABC, CBS, NBC, Fox, UPN e WB, durante cinco semanas de 1999.


Texto Anterior: Guerra pela audiência: Gilberto Barros fará tudo pelo social aos domingos
Próximo Texto: Kathie Lee deixará seu "talk show"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.