São Paulo, domingo, 05 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TV PAGA
Cartoon exibe série "Terra à Vista", paródia do Descobrimento do país
Desenho faz piada do Brasil

DA SUCURSAL DO RIO

O CANAL pago Cartoon Network começa amanhã, durante toda a programação, a contar a sua visão do Descobrimento do Brasil. A versão nada séria se chamará "Terra à Vista".
O título é uma piada com a novela "Terra Nostra", da Rede Globo, mas a gozação não pára por aí. O canal especializado em desenhos animados da Turner resolveu colocar personagens como a Vaca e o Frango e Johnny Bravo nos papéis dos desbravadores que chegaram ao Brasil em 1500.
"A direção do canal falou que eu tinha que inventar algo que tivesse a cara do Brasil para comemorar os 500 anos. Pensei imediatamente em uma novela. Resolvi que era esse o caminho", conta Carlos Tureta, gerente de áudio do Cartoon e autor da trama rocambolesca de "Terra à Vista".
A história começa com Frango Álvares Cabral, que está decidido a entrar em uma corrida com o irmão Pedro Álvares para ver quem descobre primeiro o caminho para as Índias. Johnny Bravo surge como Johnny Vaz de Caminha, que ao ouvir o termo "índias" resolve viajar, pensando em conquistar belas mulheres.
Frango monta sua tripulação com Dexter, o brilhante navegador e inventor do astrolábio, e elege Bum Defora como o seu capitão. Dee Dee e a Vaca se tornam servas, encarregadas da limpeza e da comida da tripulação, que conta com Máximo e Babão.
Na chegada ao Brasil, as Meninas Superpoderosas encarnam as indiazinhas que a tripulação amalucada vai encontrar.
"Quando a Globo faz uma novela ou uma minissérie, não escolhe seu melhor elenco, com o Tarcísio Meira, por exemplo? Nós fizemos o mesmo. Reunimos as nossas maiores estrelas, que nunca tinham estado juntas no mesmo desenho", brinca Tureta.
"Terra" é uma iniciativa inédita do Cartoon, que nunca tinha criado um desenho especialmente para o Brasil. O desenho foi produzido no estúdio de Daniel Messias, localizado no bairro do Pacaembu, em São Paulo.
O trabalho de criar uma obra original com esses personagens, que têm concepções visuais muito diferentes, é, segundo Tureta, muito difícil. Daniel Messias, que já produziu as campanhas do cartão Visa, com os Flintstones e os Jetsons, e do Sedex, com o Papa-Léguas, foi encarregado de dirigir a confusão.
"Fazer os trabalhos com personagens como os Jetsons para comerciais é muito legal, mas criar do nada esse desenho absolutamente original é mais gostoso. Sinto-me uma criança novamente", conta Messias.
Os personagens ganharam roupas de época que seguem as cores básicas definidas por seus criadores. O estilo de enquadramento acabou sendo o do desenho "A Vaca e o Frango".
"Como Frango é o personagem que conduz a história, achei que o padrão visual deveria ser o do seu desenho", afirma Messias.
A série terá oito capítulos e terminará no dia 22 de abril, o aniversário do Descobrimento. Nessa data, serão reprisados os sete primeiros episódios e, logo em seguida, será mostrada a conclusão da aventura dos intrépidos personagens. Logo depois, o canal programou uma maratona com as aventuras de Johnny Bravo.


Texto Anterior: Cartas
Próximo Texto: Fox propõe parceria a universidades
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.